sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Tementes a Deus, num ambiente pagão



Não é fácil trabalhar e viver num contexto onde tudo conspira contra o Deus verdadeiro. Muitos cristãos, porém, enfrentam esta realidade diariamente. Precisam exercer sua fé sendo ridicularizada, seus valores constantemente questionados e seu caráter sempre sendo posto à prova.

No relato da saída do povo de Deus do Egito, uma frase chama a atenção do leitor: “Quem dos oficiais de Faraó temia a Palavra do Senhor, fez fugir os seus servos e seus gados para casa”, (Ex 9.20). Isto aconteceu depois de terem ouvido a declaração de Moisés que uma grande e terrível tempestade de granizo iria destruir o gado e a lavoura.

A luta entre Faraó e Moisés estava acirrada. Os deuses do Egito versus o Deus de Israel. Toda vez que Moisés tentava autenticar sua palavra com sinais, os magos replicavam com mágicas e truques e isto gerava descrédito e desconfiança em Faraó, e agora, quando Moisés anuncia a sétima praga, muitos oficiais do alto escalão, já haviam discernido aquilo que os próprios magos declararam: “Isto é dedo de Deus!” Desta forma, passaram a temer a Palavra do Senhor e ouvir o que ele estava falando, e por isto, se protegeram cautelosamente da chuva que veio a seguir.

Relatos similares, de homens tementes a Deus, podem ser encontrados em alguns textos das Escrituras, como Obadias, mordomo de Acabe, um dos mais ímpios reis de Israel. A Bíblia registra que “Obadias temia muito ao Senhor” (1 Rs 18.3), quando Jezabel decidiu exterminar os profetas de Deus em Israel, ele tomou cem destes homens e os escondeu, de cinquenta em cinquenta numa cova, e os sustentou com pão e água. A Bíblia não registra como ele fazia para manter isto em segredo, correndo risco de ser descoberto e morrer, mas ele decidiu cuidar daqueles homens por causa do seu profundo temor a Deus. Seu temor a Deus era suficiente para enfrentar o medo da morte.

Outro homem temente a Deus trabalhando numa estrutura de impiedade foi Ebede-Meleque, que apesar de ser um etíope, saiu em defesa de Jeremias quando foi lançado numa cisterna cheia de lama. Certamente o profeta não viveria ali uma noite sequer, mas aquele homem decidiu enfrentar um rei temperamental para interceder a seu favor (Jr 38.1-13). É Sempre possível encontrar homens tementes, numa sociedade inimiga de Deus.

Nas muitas viagens que fez ao redor do mundo, em várias oportunidades, o Evangelista Billy Graham descreve encontros pessoais com homens e mulheres de fé, em ambientes dominados pelo materialismo dialético, que perseguia e torturava os cristãos. Estas pessoas expressavam profundo amor a Deus, e alguns tinham fortes convicções de fé.

Crentes num ambiente hostil...

Talvez você se sinta assim. 
Constantemente pressionado, eventualmente ridicularizado por causa da fé.  

Quando moramos em Boston, na região de New England nos EUA, considerada pelos historiadores cristãos como uma sociedade pós cristã,  certa vez um pastor escreveu um artigo dizendo: Se você é um cristão e está pensando em se mudar para Boston, mude seus planos. E então, passou a demonstrar como o secularismo poderia afetar a vida de uma família crente e de seus filhos, naquele ambiente hostil ao Evangelho. Outro pastor, porém, replicou: “Se você é crente e ama a Jesus, considere seriamente a possibilidade de se mudar para Boston como alguém que se entende como sal e luz para influenciar esta sociedade”.

Você já considerou a possibilidade de estar numa estrutura ímpia de trabalho para ser sal da terra e luz do mundo? Para sustentar o testemunho do Evangelho e declarar sua fé em Cristo? Então, ao invés de ficar reclamando das criticas, ore fervorosamente e assuma seu papel de missionário.

Não sabemos se os oficiais de Faraó se converteram ao Deus vivo, mas ainda assim, a Palavra de Deus faz questão de relatar que certos oficiais de Faraó temiam a Palavra do Senhor. Esteja certo de que neste ambiente onde você se encontra, espiritualmente estéril, Deus levantará pessoas que serão atraídas a Jesus por causa do seu testemunho.

Minha conversão aconteceu quando eu era um adolescente. Foi nesta ocasião que comecei a considerar seriamente a vida de santidade e temor a Deus, apesar da minha inconstância e volatilidade, mas ainda assim, já conseguia dar testemunho de minha fé. Recentemente fiquei surpreso ao ouvir um colega do banco onde trabalhamos juntos me abraçar e dizer que foi atraído a Jesus naquela época por causa do meu testemunho e da minha vida. Embora eu não soubesse ainda, Deus já havia me enviado ali para influenciar o processo de conversão daquele rapaz.

Considere este lugar onde você está como um campo missionário. Você é selado pelo Espírito Santo, e Deus vai usar sua vida para manifestar sua glória, ainda que você esteja num terreno minado pela apostasia, secularismo, incredulidade e oposição a Deus.

Não se intimidade.


A luz não pode ter medo das trevas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário