Quando começamos a ler
o Pentateuco, os cinco primeiros livros da Lei instituída por Deus no Antigo
Testamento, a primeira reação é de nos assustarmos com a dureza e a
implacabilidade do seu conteúdo. Certa pessoa ironicamente chegou a comentar
que “o Deus do Antigo Testamento parece ter se convertido no Novo”. Esta,
certamente é uma leitura equivocada.
Se observarmos cuidadosamente,
veremos que a Lei não era apenas punitiva e restritiva, mas tinha a intenção de
tornar possível a convivência humana. A graça e a misericórdia de Deus podem
ser encontradas em suas páginas.
Em Êxodo 23, vemos
esta dimensão humana da Lei.
Primeiro, a Lei
protegia a terra. Muito antes da preocupação moderna com ecologia, Deus já
criou leis protetivas para a natureza. O homem não pode explorá-la
ininterruptamente por motivos gananciosos ou intenção de lucro. A terra
precisava de descanso. Seis anos se plantava, mas este ciclo se encerrava com o
ano sabático, no qual a terra descansaria (Ex 23.10-11). Não é isto
surpreendente?
Segundo, a Lei protege
os animais. Deus dá ordenanças específicas para que o jumento e o boi, animais
domesticados, não poderiam trabalhassem sem descanso semanal. É verdade que
muitos homens modernos tem se esquecido deste simples princípio até para si
mesmos, trabalhando sem descanso. A Lei de Deus, porém, protege os animais e
indiretamente a nós. É preciso descansar (Ex 23.12-13).
Terceiro, a Lei possui
uma dimensão fortemente social. Ela protege gente indefesa como o pobre, a
viúva e o estrangeiro, pessoas marginalizadas socialmente. Esta foi a forma que
Deus empregou para atenuar a ganância humana e para que o problema da pobreza
fosse minimizada em Israel (Ex 23.9,11; Dt 15.1-11).
Estes três aspectos
revelam apenas uma pequena parte dos benefícios da Lei para os seres humanos,
mas servem para demonstrar que a Lei não é apenas um instrumento de restrição,
mas de proteção. Não foi dada para ser punitiva, mas para orientar as relações
sociais e humanas, seu objetivo era resguardar o ser humano. Deus sabia que o
homem precisa se proteger de si mesmo. Da ganância, da voracidade, da
insaciabilidade por bens e riqueza.
A Lei foi dada para
que o povo de Israel fosse mais humano.
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