sábado, 3 de fevereiro de 2018

A dimensão humana da Lei



Quando começamos a ler o Pentateuco, os cinco primeiros livros da Lei instituída por Deus no Antigo Testamento, a primeira reação é de nos assustarmos com a dureza e a implacabilidade do seu conteúdo. Certa pessoa ironicamente chegou a comentar que “o Deus do Antigo Testamento parece ter se convertido no Novo”. Esta, certamente é uma leitura equivocada.
Se observarmos cuidadosamente, veremos que a Lei não era apenas punitiva e restritiva, mas tinha a intenção de tornar possível a convivência humana. A graça e a misericórdia de Deus podem ser encontradas em suas páginas.

Em Êxodo 23, vemos esta dimensão humana da Lei.

Primeiro, a Lei protegia a terra. Muito antes da preocupação moderna com ecologia, Deus já criou leis protetivas para a natureza. O homem não pode explorá-la ininterruptamente por motivos gananciosos ou intenção de lucro. A terra precisava de descanso. Seis anos se plantava, mas este ciclo se encerrava com o ano sabático, no qual a terra descansaria (Ex 23.10-11). Não é isto surpreendente?

Segundo, a Lei protege os animais. Deus dá ordenanças específicas para que o jumento e o boi, animais domesticados, não poderiam trabalhassem sem descanso semanal. É verdade que muitos homens modernos tem se esquecido deste simples princípio até para si mesmos, trabalhando sem descanso. A Lei de Deus, porém, protege os animais e indiretamente a nós. É preciso descansar (Ex 23.12-13).

Terceiro, a Lei possui uma dimensão fortemente social. Ela protege gente indefesa como o pobre, a viúva e o estrangeiro, pessoas marginalizadas socialmente. Esta foi a forma que Deus empregou para atenuar a ganância humana e para que o problema da pobreza fosse minimizada em Israel (Ex 23.9,11; Dt 15.1-11).

Estes três aspectos revelam apenas uma pequena parte dos benefícios da Lei para os seres humanos, mas servem para demonstrar que a Lei não é apenas um instrumento de restrição, mas de proteção. Não foi dada para ser punitiva, mas para orientar as relações sociais e humanas, seu objetivo era resguardar o ser humano. Deus sabia que o homem precisa se proteger de si mesmo. Da ganância, da voracidade, da insaciabilidade por bens e riqueza.


A Lei foi dada para que o povo de Israel fosse mais humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário