O Salmo 1 é um dos mais conhecidos entre todos os livros da Bíblia, ele faz uma distinção clara entre o justo e o ímpio para com a Lei de Deus.
O justo ama e medita constantemente na Lei do Senhor, enquanto o ímpio se orienta por outros princípios humanos. O justo não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores e não se assenta no círculo dos zombadores.
Existe ainda um contraste em relação ao destino. Os ímpios são como a palha que o vento lança para longe, levados pelo vento e perecerão no juízo. O justo recebe a proteção do Senhor. Fugir do mal dá firmeza e saúde do justo: Mesmo em regiões áridas, as árvores perto de rios são fortes e verdes.
O estilo de vida de temor a Deus, ou de uma vida longe de Deus, tem implicações na vida atual e na vida eterna. A verdadeira felicidade se encontra em Deus.
Ao descrever a felicidade dos justos e a destruição dos ímpios, este salmo traz uma advertência para seguirmos o caminho correto: Os ímpios não terão lugar na congregação dos justos, e serão destruídos no dia do juízo. Este texto nos incentiva a tomar a decisão de seguir o caminho de Deus. Se o escolhermos teremos uma vida abençoada e frutífera.
Nenhum comentário:
Postar um comentário