sexta-feira, 13 de outubro de 2023

Pecado traz perturbação


 


Pecado não é apenas um escorregão descuidado, uma fraqueza inconsequente, um deslize banal. Pecado é algo sério. Ele fere a santidade de Deus.


Quando o povo de Deus guerreou contra Jericó, a ordem era de não tomar para si nenhum dos despojos de guerra. Numa guerra invasiva, despojos eram a recompensa dos guerreiros, que podiam trazer para casa presentes, joias e souvenirs para sua família. Mas Deus ordenou que nada fosse tomado. Apesar da ordem clara de Deus, Acã tomou para si uma belíssima capa babilônica que encontrou entre os destroços, duzentos ciclos de prata, e uma barra de ouro de 3 kgs. Era muita coisa para desconsiderar... Acã foi atraído e seduzido por despojos tão preciosos, os levou para casa e os escondeu.


Por causa de seu pecado ele sofreu perturbações graves:


Primeira, castigo e julgamento para si. Acã foi apedrejado no Vale de Acor, por causa do seu pecado. O pecado sempre traz tristeza e sofrimento para o coração. 


Segundo, trouxe juízo para sua família. Não apenas ele foi julgado, mas sua família também. Pecado fere os lares, desestabiliza a família, fragmenta a ordem do lar.


Terceiro, para o povo de Israel. Seu pecado trouxe consequências comunitárias. O povo de Israel é julgado pela desobediência de Acã, e o povo de Deus foi derrotado na guerra por causa do seu pecado. 


Que o temor a Deus nos leve sempre a nos desviar do mal, a ter tristeza pelo pecado, e ao desejo de viver uma vida santa, que agrade a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário