sexta-feira, 13 de outubro de 2023

A Escolha de Oficiais na igreja

 



Neste domingo, teremos eleições para presbíteros e diáconos. O Conselho da igreja está indicando sete candidatos ao presbiterato e sete ao diaconato. Que grande benção ver Deus despertando pessoas com disposição para servir. Afinal de contas, liderança cristã é serviço voluntário. Ao escolher seus líderes ore, reflita e vote.


Um dos sinais de igrejas em decadência é a dificuldade em despertar novos líderes. Elas ignoram e eventualmente conspiram contra novos líderes. Igrejas saudáveis estão sempre descobrindo novos talentos. Eles têm capacidade de trazer novas ideias, potencializar os recursos e gerar mudanças. 


O conselho de nossa igreja local resolveu adotar o sabático para os oficiais quando seus mandatos expiram. As eleições são feitas anualmente e há sempre um revezamento saudável e equilibrado. Esta decisão nos tem obrigado a descobrir e investir em seleção, recrutamento e treinamento de líderes potenciais. 


MacNair afirma que “Igrejas vivas estão renovando a si mesmas, começando por seus líderes (...) quando a renovação acontece, primeiramente das pessoas em direção aos seus líderes, podemos esperar certas consequências. Na medida em que as mudanças tocam os líderes da igreja, eles podem se achar incapazes de se identificar com o crescimento e a maturidade da congregação e eventualmente até resignar seus ofícios. Alguns podem reagir resistindo ou opor-se à renovação que começa a surgir, e quando isto acontece, a unidade do corpo pode enfrentar sérios distúrbios (...) Contudo, quando os líderes começam a participar da renovação, eles podem comunicar à congregação os benefícios e poder das mudanças que estão sendo feitas (...) tendo eles mesmos tal compromisso, podem conduzir a congregação em direção a estes alvos (...) Uma vez que líderes e congregação estão comprometidos em alcançar objetivos comuns para renovação e revitalização da igreja, as mudanças começam a acontecer num compasso exequível para a igreja local”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário