sábado, 28 de outubro de 2023

Não te apresses em sair da presença do rei

 



Na Biblia há um conjunto de livros chamados de sapienciais (sabedoria): Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares. Na literatura deutero canônica ainda existem dois outros livros: Eclesiástico e o livro de Sabedoria, não reconhecidos como canônicos pela igreja reformada. Os livros sapienciais são assim chamados porque ensinam princípios, valores e normas sociais. Princípios não nos levam para o céu, se os praticamos; mas podem nos trazer o inferno se os quebramos.


O título deste artigo é extraído de Eclesiastes 8.3. Ele ensina como os súditos deveriam se comportar diante do rei. Algumas atitudes poderiam ser consideradas desrespeitosas e deveriam ser evitadas. Dentre estas se encontra a recomendação: “não te apresses em sair da presença do rei.” Quero aplicar este princípio à nossa relação com Deus, o único e verdadeiro Rei. 


Infelizmente nossas orações são cada vez mais superficiais e autocentradas e infelizmente são feitas cada vez mais apressadamente. As demandas diárias e compromissos exigem uma agenda cada vez mais cheia e isto nos impede de uma maior comunhão com Deus. Falta-nos a meditação e o silêncio na nossa espiritualidade. Somos seres de ação, não de contemplação. 


É preciso uma atitude contraintuitiva. Ao invés da urgência, procurar fazer as coisas sem pressa. Reserve “ilhas “na sua agenda diária, semanal e mensal para uma imersão e para não sair apressadamente da presença do Rei. Faça aquilo que Billy Graham recomenda: “Ore até que você ore!”


Um antigo hino dizia: “Para seres santos, tempo hás de tomar; a sós com seu Mestre, mui frequente estar. Teu olhar bem fito, nele sempre ter; teus atos provando, seu grande poder.”


Portanto, não te apresses a sair da presença do Rei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário