Deus anuncia o nascimento de Sansão primeiramente à mulher de Manoá. Ao ouvir a notícia tão esperada e ao mesmo tempo tão desafiadora, eles oram a Deus para que os educasse em como seria sua formação. Eles pedem duas coisas: “Quando se cumprirem as tuas palavras, qual será o modo de viver do menino e o seu serviço?”
Creio que estas são as questões essenciais na educação dos filhos.
Em geral temos muitas preocupações quanto ao futuro dos filhos. Onde estudarão, formação acadêmica, com quem se casarão, onde morarão. Nos preparamos para dar aos filhos o melhor que podemos, tanto em termos de educação quanto em termos de valores e caráter. Mas estas duas questões devem ser centrais na preocupação com nossos filhos: qual será o modo de viver, e qual será o seu serviço.
A primeira tem a ver com seu caráter.
A segunda tem a ver com sua missão.
Caráter é aquilo que somos no escuro. O modo de viver revela quem somos. Cosmovisão antecede Ética. Nós reproduzimos aquilo que cremos e pensamos. O homem faz aquilo que julga ser reto. Atitudes revelam caráter. Então esta pergunta é essencial: Que estilo de vida adotarão, como deve ser o comportamento e como devem viver. Numa sociedade plural, há muitas alternativas. Como pais cristãos precisamos ensinar nossos filhos a viverem como discípulos de Cristo, reproduzindo a visão de Deus em suas vidas.
Missão. O que nossos filhos farão? Isto é muito mais que profissão. Tem a ver com vocação. Profissão é o que fazemos para nos manter e pagar os boletos. Vocação tem a ver com o sentido maior daquilo que fazemos. Podemos ter profissões diferentes, mas a vocação deve ser uma só: Exaltar o nome de Deus. “O fim principal do homem é glorificar a Deus e desfrutar dele para sempre.” Portanto, tudo o que fazemos precisa ter uma dimensão maior, deve estar conectado ao propósito maior. Deus precisa nos dar sua graça para que saibamos conduzir nossos filhos àquilo que eles devem fazer. O serviço deve ser mais que trabalhar para pagar as contas e ajuntar dinheiro. O grande proposito é glorificar a Deus. Isto é missão!
Nenhum comentário:
Postar um comentário