sábado, 28 de outubro de 2023

Espera no Senhor, tem bom ânimo.

 



Somos por natureza impacientes. Queremos as coisas para já, queremos recompensas imediatas. Mínimo esforço, máxima efetividade. Queremos emagrecer sem dieta e sem ginástica, por isto, propagandas como “emagreça sem esforço”, são tão atraentes e fascinam tanto as pessoas desesperadas por resultados rápidos.

Queremos sucesso sem esforço, ser aprovados em concursos sem estudo, dedicação e esforço. Sonhamos com um remédio que aguce nossas faculdades mentais, do tipo sugerido no filme “sem limites”, uma droga capaz de potencializar as pessoas a aprenderem uma nova língua em pouco tempo, ler um livro em menos de 5 minutos, desenvolver equações e pensamentos lógicos rapidamente.

Não gostamos de esperar. Preferimos rejeitar a ideia de que a vida possui processos. Muitas vezes para avançar é necessário recuar; para ir adiante é necessário refletir; Na maioria das vezes, são três passos para a frente, e dois para trás.  

Acima de tudo, infelizmente não gostamos de esperar em Deus. Oramos e queremos respostas imediatas mesmo quando Deus está querendo nos ensinar paciência e resignação. A espera é fundamental na vida: Esperar o tempo de Deus, a hora de Deus, a direção de Deus. Nossa impulsividade pode ser letal: Ela destruiu Esaú por causa do seu imediatismo; foi a “impaciência de matar”, que atingiu Sansão, e foi a razão de Saul ter perdido o seu reinado. Davi soube esperar a hora de Deus para assumir o trono, e isto o capacitou a ser um homem que dependia de Deus. Esperar nos ajuda a ponderar, orar, acalmar, entender que não somos nós quem fazemos, mas Deus faz.

Descansa no Senhor e espera nele!

Nenhum comentário:

Postar um comentário