quinta-feira, 10 de junho de 2021

Só conversa fiada!

 


 

Esta foi a tradução de Eugene Peterson sobre o encontro de Jeú, que se tornaria rei em Israel, com o jovem profeta enviado por Deus, para ungi-lo rei. Jeú era um comandante, e seus companheiros homens treinados para serem durões e guerreiros, e coisas espirituais não faziam muito sentido no ambiente de violência e morte com o qual se deparavam constantemente.

 

Quando aquele jovem profeta chegou para trazer a notícia, seus companheiros se entreolharam fazendo piadas em forma de desprezo e ironia, e disseram: “O que aquele maluco queria com você?”. E Jeú respondeu: “Vocês conhecem bem este tipo de gente. Só conversa fiada!” (2 Rs 9.11)

 

Não. Neste caso não era! Tratava-se de uma mensagem dada por Deus e que se cumpriu na sua totalidade. Era o próprio Deus se pronunciando. Não era conversa fiada.

 

Muitas vezes damos ouvidos a conversa fiada. Nos preocupamos e ficamos ansiosos com comentários que ouvimos, mas que são palavras de vento, falatórios inúteis, fábulas de velhinhas malucas, mas que ainda assim parecem fazer sentido. Outras vezes, entretanto, quando ouvimos a Palavra de Deus, nossa reação se parece a de Jeú. Achamos que se trata de conversa fiada!

 

Aquilo que sai da boca de Deus não é conversa fiada. Os homens fazem julgamentos errados e ponderações equivocadas. Mas a palavra de Deus é viva e eficaz. “Assim será a palavra que sair da minha boca; não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei.” (Is 55.11)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário