domingo, 20 de junho de 2021

Os barulhos da alma

 


 

Um dos grandes desafios da vida de oração é a dificuldade de concentração. Quando começamos a orar, nossa mente facilmente traz à tona uma quantidade imensa de coisas para fazer, contas para pagar, agendas, preocupações diárias, inquietações, e entre todas estas, Jesus falou dos “cuidados da vida e a fascinação da riqueza”. Isto tudo nos priva de foco e concentração. São os barulhos da alma...

 

O Salmista declara:

“Senhor, não é soberbo o meu coração, nem altivo o meu olhar;

não ando a procura de grandes coisas, nem de coisas maravilhosas demais para mim.

Pelo contrário, fiz calar e sossegar a minha alma;

Como a criança desmamada se aquieta nos bracos de sua mãe,

Como essa criança é a minha alma para comigo” (Sl 131.-12)

 

Eis o grande desafio: fazer calar e sossegar a inquieta alma, criar filtros que impeçam que os barulhos externos ou internos, nos prive da alegria, do descanso, dos preciosos momentos que precisamos ter na presença de Jesus. Infelizmente a sensação que tenho não é de que minha alma consegue sossegar como a criança no colo da mãe, pelo contrário, parece que esta criança está com seus dois anos, inquieta, com seu olhar curioso, movendo-se e querendo ver e tocar todas as coisas, correndo incansavelmente de um lado para o outro.

 

Aquieta minha alma! Sossega! Descansa! Deixe os barulhos longe e silencie-se diante do mistério e da beleza do Eterno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário