sábado, 8 de maio de 2021

Discipulado Barato



Quem cunhou a expressão “Discipulado Barato”, foi um dos mártires mais conhecidos do cristianismo no Séc. XX: Dietrich Bonhoeffer. Sendo um pastor, discordou veemente da política nazista da supremacia ariana e da perseguição cruel movida contra os judeus e grupos de oposição. Foi preso e condenado à morte sendo executado a tiros uma semana antes da queda do Terceiro Reich. 

Para ele, “discipulado barato” é a fé sem compromisso. A fé que considera a graça de Deus uma graça barata, que não valoriza as coisas espirituais e não se compromete com o reino de Deus. 

Por vaidade, Davi ordenou um recenseamento em Israel. A Versão contemporânea “A mensagem” (Eugene Peterson), dá a entender que o problema de Davi foi colocar sua confiança nos números, e não em Deus (2 Sm 24.10). Isto trouxe graves consequências para Israel, e o profeta ordena a Davi que faça um sacrifício numa região fora de Jerusalém. Quando ele chega àquele lugar e diz ao proprietário que precisava fazer um sacrifício, este ofereceu seus animais para a oferta do rei, mas Davi respondeu: “Não oferecerei ao Senhor, sacrifício que não me custe nada” (2 Sm 24.24).

Esta é uma questão essencial na fé cristã. Quanto você sacrifica por suas convicções? Você entende que seguir a Cristo tem um custo apesar da salvação ser através da graça? Você tem disponibilizado sacrificialmente seus bens e seu tempo para adoração? 

Não há adoração que não tenha um preço. Fé que não exige nada não vale nada! É “discipulado barato”. O descompromisso com o reino de Deus exige doação, entrega, compromisso. Compromisso com Deus exige muitas vezes até mesmo o martírio. Você entende isto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário