Recentemente o governo Americano levantou uma enorme celeuma sobre o uso e comércio do filtro solar. Descobriu-se, por exemplo, que protetores com fator abaixo de 15% não protegem, e acima de 50, possuem componentes químicos que colocam em risco a pele do usuário, e que é falsa propaganda afirmar que são à prova d’água. No máximo se pode dizer quanto tempo ficarão na pele.
É inegável o valor do filtro solar, embora alguns questionamentos podem ser levantados. Cresci na cidade de Gurupi-TO, onde o calor e o sol são abrasivos, apesar de não ver os nativos usando filtro solar, raramente se ouve falar de pessoas com câncer de pele. Naturalmente a um caucasiano que fosse morar na região, seria prudente andar sempre com filtro solar.
A respeito deste assunto convidaram Ivo Pitanguy, respeitável cirurgião plástico para dar sua opinião no programa “Bom Dia Brasil”, e no final da entrevista pediram-lhe que desse algumas dicas de beleza, e ele respondeu: “Não deixem de gostar do sol, porque o sol é vida, ele faz bem e as crianças e os adultos também necessitam dele, pois provê boa quantidade de vitamina necessária para o organismo. A pessoa no seu dia a dia, não deve usar protetor solar. Estar em companhia de outro ser humano é essencial. A beleza é interna e o estado de espírito é que contam”.
Qual era o assunto mesmo? Ah!!! Filtro solar. Pitanguy simplesmente fugiu do assunto... para mim ficou claro. Estamos cuidando da saúde, fazendo ginástica, alimentos naturais, creme anti-envelhecimento, mas e nossas emoções e relacionamentos?
Tenho um amigo que não ingere nada que tenha lactose. Não bebe leite, não come queijo de espécie alguma, e é crítico severo de quem se atreve a ter tais hábitos alimentares. Baseado nas suas leituras chegou à conclusão de que estes produtos fazem muito mal ao ser humano. Talvez ele esteja certo, no entanto, não consegue deixar de fumar, e passou anos seguidos sem dirigir uma palavra ao seu filho...
Fazemos discursos sobre filtro solar que ocupam jornais por uma semana inteira, mas nos esquecemos de nosso coração. A Bíblia diz: “Guarda o teu coração, porque dele procedem todas as fontes da vida”. Nosso problema de saúde não é o câncer de pele, mas da alma. Nossas grandes enfermidades não são resultantes de infecções, bactérias e parasitas, mas de amarguras, ausência de relacionamentos significativos e paz interior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário