domingo, 12 de junho de 2011

O que dirige sua vida?

Rick Warren, no seu conhecido livro “A vida com propósitos”, que já vendeu mais de 20 milhões de exemplares ao redor do mundo, afirma o seguinte: “Todo e qualquer indivíduo tem sua vida dirigida por algo”. E enumera algumas destas forças que dirigem os seres humanos, na maioria negativas:
1. Muitos são dirigidos pela culpa – Tais pessoas são manipuladas por lembranças e passam a vida inteira fugindo do remorso e ocultando sua vergonha, culpando a si mesmas por sabotarem o próprio sucesso.
2. Muitos são dirigidos por rancor e raiva – Se apegam a mágoas e não conseguem superá-las, e assim se fecham interiorizando sua dor ou explodem sobre os outros manifestando sua frustração, embora saibam que nada poderá mudar o seu passado;
3. Muitos são dirigidos pelo medo – Agem de maneira cautelosa, evitam riscos para manter a situação vigente. Mas o medo é mau conselheiro e impede a pessoa de desenvolver sua criatividade e alegria interior.
4. Muitos são dirigidos pelo materialismo – Acreditam que seu objetivo é adquirir e amontoar coisas. Acreditam que ter mais o tornará mais feliz, importante e protegido. Mas os três pensamentos são falsos. Pensam que sua auto-estima e patrimônio são a mesma coisa. No entanto, a verdadeira proteção só pode ser encontrada naquilo que nunca poderão tomar de você – seu relacionamento com Deus.
5. Muitos são dirigidos pela necessidade de aprovação – Permitem que as expectativas dos outros controlem sua vida. Outros são dirigidos pela pressão social, seguem a multidão e acabam perdidos nela. Ele afirma: “Não conheço todas as chaves do sucesso, mas uma chave para o fracasso é tentar agradar a todos”.
Para que nossa vida encontre valor, precisamos de propósitos. Pois são os “propósitos” que tornam nossa vida significativa, e sem Deus a vida não tem relevância ou esperança. É preciso esperança para viver e para vencer. Ter propósitos também simplifica a vida, já que ele define o que você faz e o que você não faz e isto torna sua agenda mais simplificada. Além de tudo, sugere Warren, conhecer o propósito direciona sua vida. Vivemos nos dias de hoje numa constante “distração, sem objetivos”.
Propósitos claros nos estimulam a viver e nos preparam para a eternidade. A paixão se esvai quando falta propósito, e viver buscando um legado na terra é, em última instância, um objetivo pequeno, já que todos troféus serão um dia jogados no lixo. Precisamos construir um legado eterno.
O que tem dirigido sua vida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário