sábado, 24 de outubro de 2020

Não dê a sua honra a outros




John E. Haggai afirma que: “Se você perder tudo, mas mantiver sua integridade, tudo por ser novamente recuperado”.  A Bíblia afirma que “mais vale o bom nome que as muitas riquezas”.


O Livro de Provérbios ensina que não podemos dar nossa honra a outros. Reputação leva anos para ser construído, mas pode ser jogado na lama por um único incidente. Muitos homens se tornaram censuráveis por causa de seus delitos. Deram sua honra aos outros. Deram motivos para que seu nome virasse um lixo. Tornaram-se vítimas de si mesmos e os outros passaram a ter o controle de suas vidas, porque se comprometeram com seus atos e palavras.


Dar a honra aos outros significa não ter mais controle da sua própria história. Você está na boca dos outros. O outro tem informações a seu respeito que podem te afrontar e até mesmo te destruir, através de chantagens e ameaças. 


É desastroso ficar na mão de outros. Muitas pessoas já se tornaram reféns, sofreram extorsões e ameaças. O titulo deste artigo foi extraído de Provérbios 5.9, no contexto de adultério. Refere-se ao homem que comete adultério e perde publicamente sua moral. Talvez Salomão estivesse se lembrando de seu pai e sua mãe, que foram o pivô de um grande escândalo moral em Israel. Por isto o texto afirma: “Não dês a outrem a tua honra, nem os teus anos a cruéis”. 


Sem autoridade moral, ou com medo de ser surpreendido a qualquer hora, a vida se torna uma constante ameaça e sobressalto. A culpa, o segredo, o risco tornam-se um peso. Sua vida e seu direito não mais lhe pertencem, mas estão nas mãos dos outros. 


A resposta bíblica para tal situação é a confissão. Para não ficarmos nãos mãos de alguém, precisamos ir para o Senhor. “O que confessa e deixa alcança misericórdia”. A confissão retira o poder maligno do pecado oculto que adoece e se torna instrumento do diabo para nos acusar. A confissão é dolorida, pesada, mas libertadora diante dos homens, mas o mais importante, ela nos torna libertos diante de Deus.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário