sábado, 24 de outubro de 2020

Jesus caminha nas suas memórias?




Hegel dialeticamente afirmou que “se a história nos ensina alguma coisa, nos ensina que não nos ensina nada”. Obviamente esta é uma afirmação depreciativa feita para colocar a história em xeque. A história, na verdade, é fundamental para a humanidade, e é um poderoso poder na dinâmica da vida. 


Uma das formas de lidarmos positivamente com os eventos da história é trazer Jesus para dentro de cada situação. Quando a memória é ativada para despertar fé, ela se torna fundamental.


Dois exemplos bíblicos:

Jeremias afirma no meio do caos que ele via na destruição de Jerusalém: “Quero trazer à memória, aquilo que me dá esperança. As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos destruídos, porque as suas misericórdias não tem fim, renovam-se cada manhã” (Jr 3.23-24). O que o sustenta no meio da dor e do caos? A lembrança de quem Deus era. Sua memória precisava ser despertada, para ajudá-lo a tirar os olhos das circunstâncias e colocá-los em Deus. Vemos ai o poder da memória trazendo serenidade e graça.


Davi, ao guerrear contra Golias, ativa também o poder da memória: “Deus já me libertou de um leão e de um urso, e ele também me livrará das mãos deste incircunciso filisteu”. Sua experiência com Deus vivida no passado, se transforma em um fator definitivo de vitória no presente. “Infelizmente o ódio tem melhor memória do que o amor.”(Honoré de Balzac). 


Este é um exercício que precisamos aplicar na nossa vida diariamente: Jesus precisa ser trazido para o centro de nossas memórias. Em cada luta que enfrentarmos, precisamos lembrar de quem Ele é do que ele já fez. Isto tem um poder restaurador. Já estivemos em situações de risco e de tristeza, mas tal situação foi vencida. Chegamos até aqui, eventualmente baleados, mas chegamos. A vida não teve o poder de nos amofinar e nos destruir.


O que acontece na sua memória quando você sofre? Quem caminha contigo no meio da tempestade? Quem é o seu companheiro inseparável nas horas da luta? Sempre que estiver atravessando qualquer tormenta, coloque Jesus no centro do embate. Reative sua memória. Coloque Jesus no centro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário