“Diante disso, todos os convidados de Adonias entraram em pânico e se dispersaram.” (1 Rs 1.49)
Adonias, um dos filhos de Davi, fez uma arriscada manobra para se tornar o futuro rei, e suceder seu pai no trono de Israel. Aproveitando da fragilidade física do pai, fez alguns conchavos e se auto declarou rei (1 Rs 1.5), e até conseguiu alguns importantes aliados políticos como Joabe, filho de Zeruia e Abiatar, o sacerdote. Preparou cuidadosamente o evento de lançamento de sua campanha, fazendo uma festa, atraindo uma pequena multidão de pessoas que o apoiavam ou que eram curiosas, tentando assim ser reconhecido como novo rei.
As coisas não saíram como o esperado. Uma ala política muito importante não o apoiou e pressionou Davi a declarar oficialmente quem seria o novo rei, e Davi anunciou que seria Salomão.
Quando a notícia da proclamação do novo rei chegou aos arraiais de Adonias, os convidados foram rapidamente se esquivando e saindo furtivamente. “Então, se levantaram todos os convidados que estavam com Adonias, e todos se foram, cada um seu caminho” (RA: 1 Rs 1.49). Adonias que poucas horas antes vivera um estado de euforia política, agora se vê diante da ameaça de ser executado como traidor, o que aconteceria algum tempo depois. Seus parceiros o abandonaram, e ele estava só, amargando o equívoco de ter se aliado a pessoas oportunistas.
Precisamos aprender a discernir com quem estamos fazendo parcerias e nos aliando. Muitos “amigos” não possuem senão uma agenda de interesse pessoal, não estão interessadas em nós, mas nos benefícios que poderão receber por se aproximarem de nós, e quando qualquer ameaça ou outra oportunidade surgir, não hesitarão em mudar a bandeira ou a defesa, em detrimento das conversas e propostas anteriormente estabelecidas. São amizades funcionais.
Com quem você tem feito parcerias? Que tipo de amigos você tem cultivado? Quais são as pessoas que tem andado ao seu lado?
Quando nossos amigos desaparecem, e temos que enfrentar nossa solidão e inferno sozinho, é bom saber que temos um amigo especial, Jesus. Que bondoso amigo ele é! Ele afirmou que estaria sempre conosco. Ele é o parceiro mais importante que podemos ter.
Rev. Samuel Vieira

Nenhum comentário:
Postar um comentário