quarta-feira, 31 de outubro de 2018

501 anos da Reforma Protestante


Resultado de imagem para imagem reforma protestante

Um dos marcos mais significativos da história é a Reforma Protestante. No dia 31 de Outubro de 1517, o monge agostiniano, Martinho Lutero, afixou nas portas de Wittemberg, as famosas 95 teses, que literalmente convulsionaram a história da igreja. Ali ocorreu a maior de todas cisões do cristianismo. Outras pequenas rupturas já haviam acontecido por disputas de poder e diferenças litúrgicas, mas esta ocorria, essencialmente por causa das diferenças teológicas.

As grandes marcas da Reforma foram firmadas sobre cinco pressupostos fundamentais:

1.     Sola Scriptura – Só a Bíblia é tem autoridade para determinar o que devemos crer. Nenhum concílio,  encíclica ou tradição podem estar no mesmo parâmetro da  Palavra de Deus e portanto, ela é o critério definidor de toda teologia cristã.
2.     Sola Gratia – A pessoa é salva apenas pelos méritos de Cristo. Ninguém pode se salvar por causa de boas obras ou currículo moral invejável. “Não de obras para que ninguém se glorie”. A base é da salvação do homem não inclui sua justiça pessoal. A justificação do homem diante de Deus se dá pela graça, e graça somente.
3.     Sola Fide – A fé é o meio pelo qual recebemos todas as bençãos espirituais. Pela fé, os méritos de Cristo são imputados ao pecador, e ele recebe a remissão dos pecados e a redenção. 
4.     Sola Christus – Apenas Jesus, e não através de qualquer outro mediador, chegamos a Deus.. Não há outro mediador entre Cristo e os homens, e todas as nossas orações devem ser dirigidas a Deus através de Cristo.
5.     Soli Deo Glori – Apenas a Deus deve ser dada glória. Nenhuma figura religiosa, por mais respeitável que seja, deve receber o louvor. A centralidade do culto deve ser a glória da Trindade: Deus Pai, Filho, Espírito Santo, e a nenhuma outra criatura.

Na Dieta de Worms, pressionado pelo Imperador, príncipes e senhores feudais, para que fizesse solenemente a retratação de seus escritos, Lutero declarou: “A menos que vocês provem para mim pela Escritura e pela razão que eu estou enganado, eu não posso e não me retratarei. Minha consciência é cativa à Palavra de Deus. Ir contra a minha consciência não é correto nem seguro. Aqui permaneço eu. Não há nada mais que eu possa fazer. Que Deus me ajude. Amém.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário