sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Igreja e Política

Sempre que estes temas se associam surgem grandes controvérsias na igreja. Para alguns, a igreja, por ser uma comunidade social, deve ser eminentemente política em sua ação. Para este grupo, a igreja precisa se identificar plenamente com os poderes temporais. Para outros, por ser a igreja uma organização espiritual, mesclar-se significa contaminação e negação do conteúdo da fé ensinada por Jesus.

Historicamente, porém, tais polarizações sempre se mostraram equivocadas e danosas para o reino de Deus.

Quando a igreja se envolve demasiadamente, o resultado é a perda de sua identidade e o sentido de sua missão. Aproximar-se do poder é atraente, mas a igreja quase nunca sabe lidar com tais esferas. Quando se afasta demasiadamente, cria uma mentalidade de gueto, torna-se apática e indiferente às questões humanas, perde o seu poder de testemunho.

O segredo está em observar alguns princípios propostos por Jesus:

Primeiro,Vós sois o sal da terra e luz do mundo”. Jesus entendia bem que o sal no saleiro é um desperdício, ele só se torna relevante quando interage com outras matérias. A luz, colocada debaixo da cama, escondida, é inapropriada. Portanto, sal e luz precisam se mesclar, como sal preservando e evitando o processo de decomposição social, como luz, aquecendo e dando direção aos que estão em trevas. Este ato espiritual é, na sua natureza, eminentemente político.

Segundo, “Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal”. Esta frase encontra-se na oração sacerdotal. Jesus não tinha intenções de que a igreja vivesse distanciada do mundo, numa comunidade de ermitões, protegida num gueto religioso. A igreja precisa estar no mundo, exercendo sua função benfazeja de abençoar.

Terceiro, “Ide, eis que vos envio como ovelhas para o meio de lobos”. Ao dar este mandato evangelístico em Lucas 10, Jesus coloca seus discípulos numa posição bem complicada... eu preferia ser um lobo no meio de ovelhas. Mas quando lembro quem é o “meu pastor”, sinto-me seguro em andar nos ambientes mais hostis, com a segurança do grande Mestre que me protege.

O equilíbrio deve ser encontrado em Jesus. O excesso de paixão e envolvimento, ou a ausência e o distanciamento, sempre se transformam em riscos e distanciamento da mensagem integral do reino de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário