sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Programa ou Presença?


Wayne Cordeiro é pastor no Hawaí. Apesar de sua igreja não ter sede própria eles fazem quatro cultos dominicais com 2.500 pessoas presentes em cada culto, num auditório alugado.

Um dia tiveram o problema com o espaço e resolveram tiveram que fazer uma programação ao ar livre. Alugaram tendas, montaram sistemas de som, orando para que não chovesse naquele dia. No entanto, choveu todo o sábado, e as coisas começaram a sair muito errado com perigo de choques, aparelhagem coberta, e as pessoas tendo dificuldade em participar do culto. Resolveram orar com mais intensidade para que o Senhor tivesse misericórdia deles e mandasse um domingo ensolarado. No outro dia, o tempo não melhorou. Triste e irritado com a situação, ele foi para o local designado dizendo para Deus. “Por favor, Senhor, o que estou pedindo não é algo difícil. Não deixe que a chuva caia no horário planejado pois isto vai arruinar todo programa”. Apesar de suas orações, a chuva continuou a cair. Ele ficou muito frustrado no seu coração, afinal, gastaram muito dinheiro e o efeito foi praticamente nulo.

Na sua oração da noite, estava desencorajado e perguntou a Deus porque ele não havia interrompido a chuva, apesar do clamor de sua liderança, e Deus lhe disse o seguinte: “Wayne, em todas as suas orações você pediu pelo programa, mas em nenhum momento orou pela minha presença. Se não tivesse chuva, e o programa fosse executado, você não estaria triste, mesmo que minha presença não estivesse ali. Você estava preocupado com o programa e não com a minha presença”.

Depois de ter ouvido esta palavra, tenho pensado muito sobre este assunto. Minha sensação é que esta é a preocupação que normalmente ocupa meu coração. Quero saber se as coisas estão andando bem, se o culto está fluindo, se as músicas estão sendo bem apresentadas, se o som não apresenta nenhum ruído, se a recepção está acontecendo. Poucas vezes estou realmente preocupado com a manifestação da glória e da presença de Deus no culto que lhe prestamos. Minha preocupação não é com Deus, mas com as pessoas.
Alguns anos atrás um colega meu me perguntou algo que me causou susto. “Quanto tempo faz que você vai pregar na sua igreja, sem estar preocupado se as coisas estão saindo bem? Com o funcionamento e as atividades cúlticas? Obviamente me preocupo muito com a excelência da liturgia, dos cânticos e da palavra que será pregada, mas quanta preocupação tenho com a presença de Deus no meio do povo que se chama pelo seu nome?

Como lideres queremos programas bem organizados, esteticamente irretocáveis, culturalmente relevantes, mas estamos mais interessados em impressionar o auditório que a Deus. E se tudo desse errado, mas Deus estiver presente? E se tudo der certo, mas Deus não está no nosso meio?


Isaque perguntou a seu Pai Abraão: “Aqui está a lenha e o fogo, mas onde está o cordeiro?”. Sua preocupação de menino, fé pura e autentica era com o fato de que não havia cordeiro para o sacrifício, embora os demais elementos componentes do altar e do holocausto ali estivessem. Mas sacrifício sem o cordeiro não tem valor. Pode existir lenha, e até mesmo fogo – mas sem o Cordeiro, é ato se torna irrelevante e inútil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário