A expressão "sabereis que eu sou o Senhor" aparece mais de 60 vezes no livro de Ezequiel, tornando-se um tema central e recorrente na profecia. Essa frase poderosa é utilizada por Deus para comunicar sua soberania, justiça, fidelidade e planos de restauração para o povo de Israel em um momento de grande sofrimento e incerteza.
Nos capítulos 6-7 Ela aparece 7 vezes, enfatizando a justiça divina e o julgamento que virá sobre Israel por sua rebeldia. No capítulo 14 é repetida 5 vezes, reforçando a mensagem de que Deus está presente em meio ao julgamento e não abandonou seu povo. No Capítulo 37, 3 vezes, profetizando a ressurreição do povo de Israel e a restauração da nação.
Saber que Deus é o Senhor, é essencial para compreender a mensagem do livro de Ezequiel. Deus se revela como o Senhor justo, fiel e restaurador, que guia seu povo com amor e justiça. Ela é usada em outros textos bíblicos, principalmente contra os poderes políticos. Deus disse que manifestaria o seu poder para convencer Faraó de sua fragilidade, e fez o mesmo contra o poderoso imperador da Babilônia para que ele soubesse que “o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens e dá a quem quer.” (Dn 2.20)
Saber que Deus é o Senhor, serve como um convite à conversão e ao arrependimento. Muitas vezes nos esquecemos de quem tem o controle e nos tornamos arrogantes e presunçosos, outras vezes ansiosos e preocupados. Não lembramos que Deus é Senhor e governa a história. Precisamos urgentemente de nos lembrar quem tem o governo de todas as coisas. Deus é Senhor sobre todas as coisas!
Samuel Vieira
Nenhum comentário:
Postar um comentário