Steve Farrar, escreveu o livro “Point Man”, que trata de masculinidade e paternidade no qual afirma que o homem, na estrutura familiar, é o personagem central, exercendo um papel de fundamental nesta dinâmica. O termo “point man” em inglês tem várias traduções. Ele é o homem que assume a liderança e a função de relações comerciais na empresa a quem as pessoas se dirigem para negociar. Na linguagem militar é aquele que está no comando da patrulha, e deve alertar o grupo sobre possíveis riscos e perigos, dando direção ao grupo quando necessário. Uma falha na liderança deste homem pode trazer grandes prejuízos financeiros para a empresa e perdas de preciosas vidas, quando é militar.
Para Farrar, o grande problema da sociedade é que estamos perdendo o papel da figura do pai na função de homem de referência, e isto está trazendo graves malefícios nos lares. Quando a Bíblia afirma que o homem é o cabeça, a ideia central não é que ele deve ser autoritário, mas que ele deve ser o ponto de equilíbrio. A liderança na Bíblia é sempre moral e espiritual.
Um congressista americano negro usou a tribuna para fazer um discurso sobre a necessidade da figura masculina. Ele diz: “Se existe uma tarefa urgente em nossa sociedade é: Salvem os garotos, porque eles são a única matéria prima com a qual Deus pode forjar um homem.”
Mas o papel do Pai não é apenas de ser referência moral, ele precisa também ser referência de afeto e cuidado. Assim como os garotos, as meninas precisam também de referência masculina. Meninas que aprendem o respeito da figura masculina em casa, no trato com a mãe e na afetividade, proteção e cuidado com os filhos, assimilam o valor, a dignidade, riqueza e encanto da mulher. Elas se sentem seguros em serem femininas, porque são amadas e cuidadas.
“O mundo precisa de pais!” É um ministério cristão internacional, que tem procurado ajudar os pais, as famílias e a sociedade, na urgente tarefa de valorizar a figura paterna e trazer o conceito e valor do pai para o centro das discussões. Esta é a beleza da paternidade, que precisa urgente ser resgatada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário