Mateus é um dos evangelhos mais preocupados em comunicar o fato de que Jesus era o Messias. Por esta razão ele está sempre usando uma frase: “Como está escrito!” Era uma forma de lembrar aos judeus que a promessa de Deus tinha se cumprido em Jesus. Bastava olhar os textos do Antigo Testamento e relacioná-los com a vida de Jesus.
Quando ele inicia o seu evangelho, ele escreve a genealogia de Cristo para provar que ele vinha da linhagem de Davi. Ele era da tribo do Judá como Deus havia prometido. É um trabalho minucioso de pesquisa para demonstrar que tudo tinha acontecido como Deus havia planejado. (Mt 1.1-17)
Em seguida ele narra como tudo se deu. Em Mateus 1.18 ele declara: “Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim...” E ele fala de pelo menos quatro coisas maravilhosas:
1. O seu nascimento é sobrenatural na origem. A gravidez sobrenatural de Maria, que havia sido relatada por Isaías: “A virgem dará luz a um filho.” O anúncio do Anjo Gabriel, os sonhos de José. Há Eterno se torna temporal.
2. O seu nascimento foi misterioso no enredo. Ele narra os questionamentos de José, de como ele resolveu deixá-la secretamente, de como ele teve que lidar com seu próprio coração, com sua família, com sua religião e com a sociedade, enfrentado tudo isto por causa de sua obediência profunda a Deus.
3. O seu nascimento foi maravilhoso no seu propósito. O significado do nome Jesus é “Deus é minha salvação”. A obra de Cristo salvaria o povo de seus pecados. (Mt 1.21) Ele veio para realizar uma obra de resgate espiritual.
4. É surpreendente no seu aspecto profético. Mateus faz questão de demonstrar que “Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito” (Mt 1.22). O evento cristológico é permeado pelas profecias.
5. É grandioso pelo seu efeito no coração dos homens. José superou todas as barreiras em relação à história contada por Maria. Ele havia desenvolvido uma suspeita, mas quando entende o que aconteceu, ele se torna submisso e obediente a Deus. Assim acontece no coração daquele que crê. Algo especial e surpreendente muda a forma de ver e interpretar a vida.
“Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim...”
Nenhum comentário:
Postar um comentário