quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Considerai o vosso passado


 


O livro do profeta Ageu é um livro de esperança num contexto de caos. O povo de Israel estava voltando do exílio, depois de setenta anos, e tinha a dura tarefa de reconstruir Jerusalém, os muros ao seu redor e o templo.

Os recursos eram escassos e ainda enfrentavam uma questão climática que comprometia as colheitas de cereal, vinho e azeite, afetando diretamente os animais e a frágil economia. Em apenas dois capítulos, por quatro vezes Deus desafia seu povo a um auto exame, dizendo: “considerai o vosso passado” (Ag 1.5,7; 2.15,18). Uma reflexão era necessária para que pudessem entrar em contato com aquilo que estavam fazendo de errado, se arrependessem, e voltassem para Deus.

O problema básico do povo de Deus naqueles dias era estabelecer as prioridades. Eles não estavam conseguindo conciliar as demandas de sua própria manutenção e sobrevivência, com as demandas espirituais que envolviam a construção do templo e o culto a Deus. O resultado? Deus afirma que a situação deles estava assim tão difícil porque eles deixaram de investir nas coisas de Deus, tanto com seu tempo quanto com seus recursos. Não é isto algo similar ao que vemos hoje?

Quando conversamos com pessoas enfrentando problemas financeiros, familiares, de saúde, estamos sempre perguntando como eles tem desenvolvido a sua vida espiritual e como tem sido seu compromisso com o reino de Deus. Na maioria das vezes as ouvimos dizer que estão frias, distantes, que perderam a capacidade de orar, de ler a Bíblia, que a frequência nos cultos tem se tornado esporádica e que sua vida com Deus tem sido superficial.

Sabemos que a presença de Deus não impede adversidades, escassez, doenças e lutas, mas quando consideramos nossa vida diante de Deus, oramos e estabelecemos as prioridades corretas, torna-se mais fácil obter vitórias e enfrentar os dias maus.

O conselho de Deus ao povo foi: “considerai o vosso passado”. Examinem suas vidas, apresentem seus problemas a mim, se aproximem do meu altar, me busquem. A solução está nele. Ele tem a resposta para o nosso problema. Considere o passado, o estilo de vida, como temos agido. Reflita. Mude sua atitude diante das coisas de Deus. Ele tem os recursos necessários!

Rev. Samuel Vieira


Nenhum comentário:

Postar um comentário