quinta-feira, 6 de junho de 2019

No Senhor me Refugio


Resultado de imagem para imagem o senhor é meu refugio


O Salmo 11 começa com a declaração: “No Senhor me refugio”, que seria corriqueira se não fosse seguida pela interrogação subsequente que pontua: “Como dizeis, pois, à minha alma: Foge, como pássaro, para o teu monte?” (Sl 11.1). Já a Nova Versão Internacional (NVI) traduz esse trecho da seguinte forma: “No Senhor me refugio. Como então vocês podem dizer-me: ‘Fuja como um pássaro para os montes?’”
Ao lermos o texto, temos a impressão de que o salmista estava debaixo de grande pressão e ameaça e de que as pessoas ao seu redor estavam insinuando que ele deveria fugir, tentar escapar, salvar a sua pele. Ao que então responde: “Se Deus é o meu refúgio, por que eu preciso ou tentaria me esconder?”
Muitas vezes temos vontade de nos esconder e fugir. Em outras vezes as pessoas nos dizem para nos escondermos e fugir! São situações em que achamos que não há saída para nós.
Na última semana li um texto desesperado de uma pessoa na internet dizendo o seguinte: “Não há saída para mim, me perdoem, não tenho outra alternativa senão o suicídio”. Esse foi, sem dúvida, um grito totalmente apavorado de alguém que, horas depois, fugiu do cenário e foi encontrado agonizando por causa de uma tentativa de auto-envenenamento. Felizmente ele passa bem...
O desespero é comum quando perdemos a esperança e já não temos referências para seguir. No texto escrito pelo salmista, temos a impressão de que as pessoas ao seu redor estão angustiadas com o cenário catastrófico e por isso aconselham-no a fugir como um pássaro para o monte, indo para um lugar inacessível, local em que pudesse se proteger. Entretanto é com confiança que ele afirma: “No Senhor me refugio.”
Ou seja, não é preciso se esconder e nem fugir! E assim é com cada um de nós. Confiando em Deus, é certo que as coisas vão se normalizar. Elas vão voltar ao seu devido lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário