“Mas tenha o pensamento nas coisas que são do alto, e não nas coisas terrenas”. (Col 3.2)
Psicólogos afirmam que temos cerca de 60.000 pensamentos por dia. Quando vemos a Bíblia nos encorajando a pensar nas coisas lá do alto, ficamos indagando: “Quantas vezes penso nas coisas lá do alto?” Será que temos uma mente voltada para as coisas celestiais?
Quando pensamos apenas nas coisas imediatas e terrenas, nos tornamos ansiosos ou deprimidos. As coisas na terra são instáveis, inseguras, frágeis. Quando consideramos a eternidade, passamos a viver num prisma diferente, afinal, “não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana.”(Teilhard de Chardin). Jesus afirmou: “Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça, e as demais coisas vos serão acrescentadas.” (Mt 6.33)
Prioridades, valores, conceitos, são todos transformados ao tiramos o nosso olhar da transitoriedade e fugacidade da vida. Quando olhamos para as coisas do céu, passamos a olhar nossa experiência temporal, na perspectiva da eternidade. Isto faz toda diferença...
“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.” (Fp 4.8)