Em Daniel 4.26 encontramos a expressão: “o céu domina”. Esta foi a sentença dada por Deus ao poderoso Nabucodonosor II (605-562 a.C.), O rei mais famoso da Babilônia, conhecido por sua grandiosidade e conquistas militares e que levou Judá para o cativeiro, e entre os filhos de Judá, Daniel e seus três amigos.
Nabucodonozor teve um processo esquizofrênico e perdeu a noção da realidade, sendo afastado de suas funções e vivendo como animal. Sua glória e sucesso foram a causa de sua ruína. Depois de sete anos, sua saúde foi restabelecida e ele pode reassumir o trono. O capítulo 4 de Daniel, se reveste de um significado muito maior quando vemos que foi escrito pelo rei, dando o seu testemunho.
O que este capítulo das Sagradas Escrituras nos ensina é que “O Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens e o dá a quem quer.” (Dn 4.12) E que, os poderosos podem até ter a equivocada compreensão de que controlam as coisas, mas na verdade, o céu domina.
Isto nos leva a pensar sobre a dinâmica de nossa própria história. Temos a falsa ideia de que podemos controlar o futuro, de que somos donos de nós mesmos, mas a nossa vida é frágil, um pequeno vírus, ou um acidente, um evento simples na caminhada muda radicalmente nosso destino. Não temos o domínio, o céu domina!
Esta é a mensagem central: “O Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens e o dá a quem quer.” (Dn 4.25)
Rev. Samuel Vieira
Nenhum comentário:
Postar um comentário