Esta é uma maravilhosa declaração de Deus ao seu povo exilado no Babilônia. (Jr 31.27) O contexto era de total desolação, desesperança e angústia. Jerusalém havia sido massacrada, a cidade ficou em ruinas, as famílias foram divididas, houve um massacre de proporções apocalípticas, os meninos que poderiam se tornar guerreiros e as meninas que poderiam se transformar em escravas foram levadas. Caos, dor e angústia eram o cenário.
Nestas circunstâncias tão adversas, Deus faz esta magnifica declaração: “Há esperança para teu futuro.”
Não são poucos que olham sua história sem qualquer perspectiva. Perderam a esperança de qualquer salvação, não acreditam em si mesmos, não acreditam em saída, e duvidam até mesmo que Deus possa fazer algo. Olham para o futuro como se houvesse diante de si nada mais que um muro de concreto, intransponível. Talvez por causa de decisões erradas, envolvimento com drogas, alcoolismo, divórcio, falência, traição, ou envolvimento com falsas religiões. É possível ter ainda alguma esperança? Podemos esperar um milagre?
A falta de esperança aniquila o propósito da vida. Os grandes fatores da vida são: ter algo que fazer, algo para amar, e algo para esperar. “A desesperança é a derrota antecipada”. (Karl Jaspers). Quando olhamos para as circunstâncias, podemos nos desesperar, mas Deus sempre atualiza sua maravilhosa promessa: “Há esperança para teu futuro.”
Rev. Samuel Vieira
Nenhum comentário:
Postar um comentário