domingo, 26 de março de 2023

Nos bastidores da história

  


 

Muitas pessoas se assustam quando leem o livro de Apocalipse. Muitos o veem como "um livro fechado", impossível de ser entendido. Entretanto, o próprio livro afirma que se trata de uma revelação (Ap 1.1) Revelar é trazer à luz o que está escondido, não ocultar o enigma. Obviamente estamos lidando com um livro simbólico, cuja linguagem é peculiar ao seu estilo literário, mas isto não deveria nos impedir de estudarmos o livro.

 

O título do livro nos revela seu conteúdo. É o livro da revelação de Jesus Cristo. O termo apocalipse vem do grego apukalupsis (“revelação”, “tirar o véu”). Obviamente trata-se de um livro simbólico e deve ser lido assim. A sua forma literária determina a base de sua interpretação. Ninguém lê um romance como lê um livro de história, ninguém lê uma narrativa como poesia, nem uma parábola como um texto profético. O literalismo apocalíptico não somente é perigoso, mas impossível.

 

O livro está inserido dentro de um contexto histórico, e como tal deve ser interpretado. Foi escrito às sete igrejas da Ásia para que elas pudessem ser orientadas teologicamente, consoladas e encorajadas diante da perseguição que assolava a igreja naqueles dias. Trata-se de uma "Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as cousas que em breve devem acontecer” (Ap 1.1)

 

Apesar de ter sido escrito numa linguagem enigmática e simbólica, o livro revela um código inerente à mensagem, que torna o texto compreensível. Tais símbolos eram lógicos e coerentes para aqueles irmãos que recebiam as mensagens. Ao invés de fazermos uma leitura preterista ou futurista, o mais desafiador é ler este livro a partir de nosso tempo e da nossa história, integrando seu conteúdo à pulsante realidade do dia a dia. Devemos imaginar o texto (imaginação é uma palavra-chave em Apocalipse), como um filme, uma película, que se move dinamicamente, ou uma “arquitetura em movimento”, como prefere Jacques Ellul. Isto é, em qualquer tempo que lermos Apocalipse ele será atual, porque mais do que se referir a eventos isolados, ele descreve a dinâmica da história e das forças que interagem no desenrolar da humanidade.

 

Estamos começando uma exposição do livro de Apocalipse. Serão 28 mensagens, todas as quartas feiras às 19.30 hs (mas você pode assistir no horário que lhe for mais conveniente) e serão baseadas no livro “Tudo Sob Controle.” Venha estudar a Palavra de Deus conosco.

 

Rev. Samuel Vieira

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário