domingo, 26 de março de 2023

Esperando contra a esperança!

 


 

Abraão é conhecido como o Pai da fé. É impressionante notar que as três grandes religiões monoteístas do mundo, o chamam de patriarca: O Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo. Uma das frases mais fantásticas sobre sua vida de fé se encontra em Rm 4.18: “Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito: assim será a tua descendência.”

 

Crer contra a esperança é conspirar contra o diagnóstico do trágico e da derrota. É não considerar apenas o que os fatos afirmam, mas confiar em um Deus que pode intervir na ordem natural das coisas e fazer aquilo que a ciência e o ordinário consideram impossível. Crer contra a esperança é estar certo de que, não importa o que digam, Jesus de Nazaré sempre tem a última palavra e um milagre sempre é possível.

 

Abraão tinha 100 anos, Sara 90 quando Isaque, que fora prometido por Deus, nasceu. “Abraão e Sara eram já velhos, avançados em idade; e a Sara já lhe havia cessado o costume das mulheres.” (Gn 18.11). Quando Deus anunciou que Sara daria à luz um filho, sua reação espontânea e natural foi de incredulidade diante do absurdo dos fatos. “Riu-se, pois, Sara no seu íntimo, dizendo consigo mesma: Depois de velha, e velho também o meu senhor, terei ainda prazer?” (Gn 18.12). Antes de criticar a incredulidade de Sara, pense no seu coração: você seria capaz de crer numa promessa destas?

 

Abraão creu!

 

Você pode chamar isto de fé tola, ingênua, absurda. Eu prefiro chamar de fé simples. Esta é a fé do Evangelho. Simples... Acaso há alguma coisa demasiadamente difícil para Deus? Há alguma notícia ou fato capaz de impedir que Deus intervenha sobrenaturalmente e inverta os vereditos humanos?

 

Abraão não creu porque as evidências apontavam para possibilidades. Ele creu ainda que os fatos apontassem para outra direção. Ele não esperou a favor da esperança, mas esperou contra a esperança! Sua fé não estava nas evidências, mas estava em Deus que quando deseja realizar um milagre, zomba dos diagnósticos e despreza os prognósticos.

 

Rev. Samuel Vieira

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário