quinta-feira, 28 de julho de 2022

Que queres que eu te faça?

 



 

Várias vezes Jesus faz esta pergunta às pessoas que se aproximam dele procurando ajuda. Algumas vezes a pergunta de Jesus parece até lacônica, e óbvia que ficamos nos indagando porque Jesus fez tal pergunta. O cego de Jericó chegou ao ponto de ser repreendido pela multidão de tanto que gritava pedindo misericórdia, e quando ele se encontra diante de Jesus ele lhe pergunta: “Que queres que eu te faça?” Sua resposta foi direta: “Que eu torne a ver.” (Mc 10.51)

 

Por que jesus faz uma pergunta assim tão evidente? Creio que uma das razões centrais é que podemos até saber quão profunda é a dor, mas nem sempre queremos ser curados. Muitos enfermos retroalimentam sua dor fazendo com que todos lhe prestem atenção e ele se torne o centro dos cuidados. A dor se torna um meio de vida.

 

Alguns não querem ser curados de sua avareza, que tem sido a razão de sua angústia, que o faz escravo do dinheiro, que o atormenta e rouba sua vida. Precisam ser curados, mas não querem ser curados. Muitos são dominados pela arrogância e dureza, que “lhes dá o direito” de magoar e ferir, de continuarem rudes e insensíveis. Muitos não querem ser curados de sua vaidade, que os torna auto enamorados e narcisistas. Vaidade é o pecado predileto do diabo, porque a pessoa é levada a uma auto absorção e há um movimento egóico da alma fazendo com que a pessoa viva perguntando: “Espelho meu, espelho meu: Existe alguém no mundo mais belo do que eu.”

 

Se Jesus perguntasse a você hoje: “Que queres que eu te faça?” que resposta você daria? Você é capaz de autodenunciar-se e reconhecer a razão de sua melancolia, depressão, ansiedade e angústia? Você deseja que Jesus toque na sua doença? Você quer ser curado da vaidade, mau humor, egocentrismo, amor ao dinheiro e irritabilidade? Você gostaria de pedir a Jesus para que sua cura aconteça?

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário