Embora conheçamos o Quinto mandamento, a verdade é que nunca refletimos seriamente sobre a importância de guardá-lo, nem mesmo consideramos todas as promessas se o cumprirmos; e as tragédias, se o ignorarmos.
Primeiro, este é o único mandamento com promessa. Todos os demais são dados, mas Deus não promete qualquer coisa se os guardarmos, apesar de sabermos que a obediência é o caminho da vitória. Mas este mandamento diz: “para que se prolonguem seus dias na terra (Ex 20.12), e “para que te vá bem na terra que o Senhor teu Deus te dá” (Dt 5.16). Nenhum outro mandamento além deste vem acompanhado de promessa.
Segundo, depois dos quatro primeiros mandamentos, que são direcionados a Deus, os demais se referem aos relacionamentos humanos. E este é o primeiro, sobressaindo aos demais: Honra teu pai e tua mãe.
Existem pelo menos três maneiras de quebrar este mandamento:
A. Oposição aberta. Em muitos lares, o ambiente entre pais e filhos se transforma numa verdadeira guerra: Acusações, violência, conflitos declarados, briga sobre dinheiro. Feridas provocadas por agressões e abusos. Todos sabemos que os pais não são perfeitos, mas por mais irresponsáveis que sejam, precisamos buscar sempre dar-lhes honra. A honra não pode estar dependendo do bom comportamento dos pais.
B. Rejeição velada. Por causa da incoerência dos pais, ou por não serem ideais como esperávamos, podemos rejeitá-los. Podemos rejeitá-los por sua condição social ou intelectual, por terem vícios e fraquezas ou por seus pecados. É fácil construir uma relação de rejeição. Para honrá-los, precisamos acolher, cuidar, visitá-los. Não deixe de ligar para eles, de fazer uma ligação telefônica, de mandar um presente.
C. Indiferença sutil. Todos afirmamos que o oposto do amor é o ódio, e esta afirmação é correta, mas quando perguntamos qual é a expressão mais sutil do ódio, compreendemos que trata-se da indiferença. Nela, o ódio encontra sua forma mais cruel. Quando isto se dá, não nos importamos, não consideramos, nos tornamos insensíveis, fazemos de conta que não existem. O desprezo é cruel e desumano.
Terceiro, considere porque é importante honrar os pais: “para que se prolonguem seus dias na terra e te vá bem” (Dt 5.16). A Bíblia usa expressões muito graves ao falar de filhos que desprezam o pai e a mãe (Pv 30.17). não deixe de receber a especial benção que Deus dá àqueles que honram seus pais
Nenhum comentário:
Postar um comentário