terça-feira, 3 de março de 2020

“No Senhor me refugio”


Resultado de imagem para imagens no senhor me refugio

O Salmo 11 começa com a declaração “no Senhor me refugio”, que seria  corriqueira, se não fosse seguida com a interrogação subsequente: “Como dizeis, pois, à minha alma: Foge como pássaro para o teu monte?” (Sl 11.1). A Nova Versão Internacional traduz da seguinte forma: “No Senhor me refugio. Como então vocês podem dizer-me: "Fuja como um pássaro para os montes"?

Ao lermos o texto, temos a impressão de que o salmista estava debaixo de grande pressão e ameaça, e as pessoas ao seu redor estavam insinuando que ele deveria fugir, tentar escapar, salvar a sua pele, e ele então responde: “Se Deus é o meu refúgio, por que eu preciso ou tentaria me esconder?”

Muitas vezes temos vontade de esconder e fugir.
Muitas vezes as pessoas dizem para nos escondermos e fugir.

Nestas situações achamos que não há saída para nós. Nesta semana vi um desesperado texto de uma pessoa na internet dizendo: “Não há saída para mim, me perdoem, não tenho outra alternativa senão o suicídio”. Sem dúvida era um grito desesperado de uma pessoa que, em seguida foge do cenário e é encontrado horas depois agonizando por uma tentativa de auto envenenamento. Felizmente ele passa bem...

O desespero é comum quando perdemos esperança e já não temos referência. No texto escrito por este salmista, temos a impressão de que as pessoas ao seu redor estão angustiadas com o cenário catastrófico, e por isto pedem para que ele fuja como pássaro, para o monte, indo para um lugar inacessível e onde ele pudesse se proteger. Entretanto, com confiança ele afirma:

No Senhor me refugio”.
Não preciso me esconder nem fugir!
Com confiança em Deus, as coisas se normalizarão e voltarão ao seu lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário