quinta-feira, 27 de abril de 2017

Andem de modo digno




O filme "O rei Leão", fala de um pequeno rei que precisa fugir de sua terra depois da morte de seu pai. Ele foi injustamente acusado, e para não ser condenado, sentindo-se acuado, foge para longe de sua terra. No novo habitat encontrou dois hilários personagens: Pumba (um javali, atabalhoado), e Timão (um suricata bagunceiro). Eles se tornam seus amigos, e os três começam a se meter em confusões e a comer insetos. Passam o dia inteiro sem propósito, cantando "Hakuna matata", mas um dia um fato novo acontece. Rafiki (o macaco místico) se apresenta ao pequeno rei Leão, para lembrar-lhe quem ele era e de suas responsabilidades.

No primeiro diálogo, espantado, o leãozinho lhe pergunta: "Quem é você", e Rafiki responde: "A questão não é quem eu sou, mas quem você é". Retomada a consciência de sua identidade, o pequeno rei leão volta para sua terra para reassumir sua identidade e livrar o povo da opressão e das trevas.

Muitas vezes perdemos a noção de nossa identidade como filhos amados de Deus, herdeiros com Cristo, e da vocação que temos. Paulo afirma em Ef 4.1: “Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro do Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados”.

Quando estamos conscientes da verdadeira identidade e vocação que recebemos de Deus, passamos a nos comportar como povo santo, propriedade valiosa e exclusiva de Deus. A identidade empresta sentido, valor e propósito à vida.

Paulo tenta lembrar à Igreja de Eféso sua vocação/identidade. O que eram em Cristo, como Deus os amou, enviando Cristo para pagar um alto preço pela sua redenção. Certamente a perda da identidade como povo de Deus seja um dos problemas centrais da espiritualidade cristã.

Você sabe sua identidade?
Como Deus o vê?
Como ele deseja que você viva?








Rev. Samuel Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário