sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Saberão que eu sou o Senhor

Esta é uma das afirmações mais recorrentes em todo livro do Profeta Ezequiel. Ela aparece numerosas vezes, eventualmente no singular, outras no plural, mas sempre se referindo ao futuro: “sabereis, saberão”, muitas vezes acrescida por razões adicionais como “Porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos estabelecerei na vossa própria terra. Então, sabereis que eu, o Senhor, disse isto e o fiz, diz o Senhor” (Ez 37.14).

Desde que pecou, o homem sempre procurou se ocultar do Criador, e uma das formas para se evadir de sua realidade é ignorando-o, ou negando-o. Cria-se assim o pensamento mágico: Se eu não pensar, ele não existe. Como uma pessoa doente, que tendo uma enfermidade, ignora para não sofrer. Acredita, magicamente, que se não se lembrar, desaparecerá. O apóstolo Paulo fala de homens que negam intencional e deliberadamente a Deus. “A ira de Deus se revela dos céus contra toda impiedade e perversão dos homens que detém a verdade pela injustiça; porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou” (Rm 1.18-19). “Deter a verdade”, na língua original, traz a ideia de um homem que coloca a boia para baixo da água, empurrando-a com as mãos, dizendo que não tem boia. Durante todo o tempo que estiver negando, ela vai estar pressionando para vir à tona, assim como a verdade sobre Deus está sempre se manifestando.

Ao afirmar que todos “saberão que ele é o Senhor”, ele deseja demonstrar que não deixa de existir porque alguém o nega. Crer ou não crer em Deus não faz diferença sobre a sua existência; ele não deixa de ser o que é, e sua natureza não pode se ocultar porque alguém não acredita na sua existência.

O livro do Profeta Habacuque faz uma revelação surpreendente sobre a existência e manifestação de Deus na história: “Porque a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas cobrem o mar” (Hac 2.14). É uma imagem magnífica. As nações não apenas saberão da sua existência, mas conhecerão também a sua glória. Glória é uma palavra traduzida do hebraico que fala de brilho e clarão. 

Todos verão, todos conhecerão, todos saberão.
Sua glória será manifesta. 

Assim é o nosso Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário