sábado, 5 de novembro de 2022

O Governo de Deus sobre as nações

 


 

Estamos às vésperas do segundo turno da eleição presidencial. Os nervos estão à flor da pele e atitudes radicais tem levado à rispidez e desavenças, famílias e igrejas tem se dividido em torno desta discussão. De certa forma é compreensível a preocupação, porque a bandeira de cada um dos grupos diverge em muitos aspectos, sejam econômicos, morais e religiosos.

 

Nestas horas, porém, precisamos lembrar que nosso Deus é soberano sobre todas as coisas. Não há um centímetro qualquer do universo, que Deus não reivindique sua soberania, como bem afirmou Abraham Kuyper. No livro do profeta Daniel, lemos: “Ele muda os tempos e as estações; ele remove reis e estabelece reis.” (Dn 2.21) Deus removeu Nabucodonosor de seu reino por um período, a fim de que ele pudesse entender que “o céu domina.” (Dn 4.26) Logo em seguida lemos na Palavra de Deus que o “Filho do Homem” recebe o domínio e o reino (Dn 7.13). O livro de Salmos nos diz: “O SENHOR estabeleceu o seu trono nos céus e, como Rei, domina sobre tudo o que existe.” (Sl 103.19). Não há autoridade que não proceda dele. Ele levanta e ele derruba.

 

A igreja não deve temer governos maus e ímpios, nem mesmo o diabo. Ela deve sua própria infidelidade e acima de tudo, temer a Deus. A igreja sobreviveu ao Império Romano, às perseguições de governos ateus e materialistas, tanto na Cortina de Bambu (China), quanto na Cortina de Ferro (URSS). Ultimamente tem sofrido sistemáticos ataques de falsas religiões, templos têm sido queimados e cristãos mortos por sua fé, mas não precisamos temer: Nosso Deus governa! Precisamos continuar servindo fielmente a Deus em qualquer governo, viver para sua glória, com bondade, justiça e misericórdia, pregando sua Palavra.

 

O governo perfeito só será estabelecido quando Jesus retornar em glória, então seremos governados pelas suas leis perfeitas e pela sua justiça. É este rei que aguardamos, este é o nosso rei. Nossa esperança não está em homens, mas no Senhor. “Bendito é o homem cuja confiança está totalmente depositada em Yahweh, cuja fé está no SENHOR.” (Zc 9.12)

 

Rev. Samuel Vieira

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário