sábado, 5 de novembro de 2022

Em dias de perplexidade




O profeta Habacuque reflete um pouco da angústia moderna, embora o nível de sofrimento e dor dele sejam proporcionalmente incomparáveis às nossas questões, ele não conseguia resolver os dilemas do seu coração. Os caldeus estavam se preparando para invadir Jerusalém, o que de fato aconteceria, e ele orava para que Deus livrasse o povo de Israel de tão grande tragédia. Ele via o escárnio dos invasores, a humilhação que o povo de Deus sofreria, e orava: “Tu és tão puro de olhos que não podes ver o mal, e a opressão não podes contemplar; por que, pois, toleras os que procedem perfidamente e te calas quando o perverso devora o justo?” (Hc 1.13)


Suas orações não foram respondidas como ele esperava. Deus demorou a responder: “Até quando, Senhor, clamarei eu e tu não me escutarás?” (Hc 1.2) E quando a resposta veio, Deus fez o contrário do que o profeta pedia. “Eis que suscito os caldeus.” (Hc 1.6). O que fazer quando Deus não responde as orações como esperávamos?


O profeta se sentiu perdido, e ao invés de continuar falando e questionando os movimentos que Deus provocava na história, ele assumiu a atitude do silêncio e da reflexão. “Pôr-me-ei na minha torre de vigia, colocar-me-ei sobre a fortaleza e vigiarei para ver o que Deus me dirá e que resposta eu terei à minha queixa.” (Hc 2.1) Ele entendeu que era necessário silenciar. Sua alma estava agitada demais. Era preciso acalmar o coração na sua torre de vigia. Era necessário confiar e esperar em Deus.


Assim como o profeta, estamos agitados e inquietos demais. Não é fácil distinguir a voz de Deus no barulho, no medo e na perturbação. Sabe o que Deus respondeu ao profeta? “O justo viverá pela fé!” (Hc 2.4). É a primeira vez que esta frase aparece na Bíblia, e depois disto, várias vezes seria repetida no Novo Testamento. Não devemos viver à mercê das emoções, nem das situações provocativas, nem das pessoas, nem das circunstâncias. O Deus da Bíblia transcende a história, está acima da história e governa a história. Ele é vitorioso, sobre o mal, sobre sistemas iníquos, sobre todas as coisas. Ele é Deus!!!


Rev. Samuel Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário