Dia 31 de Outubro celebramos os 505 anos da Reforma Protestante, um movimento religioso, com grandes implicações políticas e sociais, que impactou o Ocidente. Esta foi a data em que Martinho Lutero, monge agostiniano, afixou as 95 teses nas portas de Wittemberg, protestando contra os desvios da Igreja.
A Reforma Protestante está fundamentada em cinco pilares: Sola Gratia, Sola Fide, Solus Christus, Sola Scriptura e Soli Deo gloria. Toda base do credo reformado encontra-se nestes cinco pontos cardeais.
A Sola Fide foi primeiramente enunciada no livro do profeta Habacuque, e posteriormente citada em três passagens do Novo Testamento. “O justo viverá pela fé.” (Hc 2.4; Rm 1.17; Gl 3.11; Hb 10.38) Esta frase tem profundas implicações sobre nossas vidas, principalmente nos dias de tantas perplexidades e apreensões no mundo político.
No Livro de Habacuque Deus pede ao profeta que a escrevesse em uma tábua para que pudesse ler até aquele que passasse correndo (Hc 2.2). Foi o primeiro out-door da história. A situação política era alarmante. Os caldeus estavam invadindo Jerusalém e o cenário histórico era caótico. Deus então faz o profeta refletir no fato de que não vivemos baseados no nosso humor, que é bastante instável, nem nas emoções que estão em constante desalinho, e nem menos nos fatos históricos.
O justo vive não pelo que vê. Ele possui transcendência. Sua esperança não está nos homens, nem nos políticos, nem na história, mas sua esperança está em Deus. “Uns confiam em carros, outros em cavaleiros, mas nós nos gloriamos no Senhor dos Exércitos.” Viver pela fé é ir além das realidades horizontais da nossa existência, é verticalizar o coração, tirar o olhar das circunstâncias. Um ditado diz: “Quando olho para dentro de mim, vejo confusão; quando para fora, desespero e tristeza; mas quando olho para Deus, vejo esperança e paz.”
Rev. Samuel Vieira