Você já teve a sensação de que as coisas perderam o controle na história? Que parece não haver ninguém no governo e que as coisas seguem descontrolada e desatinadamente numa direção caótica? Bem... isto não é muito incomum, principalmente quando os eventos brutais da nossa vida, como tragédias, calamidades, lutos, nos atingem frontalmente. Parece que Deus perdeu o controle...
Uma das coisas mais importantes na teologia bíblica é o fato de que Deus governa do seu santo trono. O Salmista afirma: “no trono te assentas e julgas retamente” (Sl 9.4), e ainda: “Mas o Senhor permanece no seu trono eternamente, trono que erigiu para julgar... em ti, pois, confiam os que conhecem o teu nome” (Sl 9.7,10).
Quando João tem as visões celestiais, a primeira visão que ele tem dos céus é de uma porta aberta e de um trono, firme, estável: “Imediatamente, eu me achei em espírito, e eis armado no céu um trono, e, no trono, alguém sentado” (Ap 4.2). Quem contempla os céus vai perceber que há trono, governo, direção. E um detalhe ainda muito importante: tem alguém sentado. O trono não está vazio, desocupado, aguardando um rei que virá para assumir a liderança e o juízo. Não! No trono tem alguém sentado.
Muitas vezes o infortúnio e a dor podem nos levar a uma falsa percepção de que a vida segue seu rumo de forma desordenada. Contudo, a bíblia nos assegura que há um Deus que governa, que tem a história nas suas mãos, e que se importa conosco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário