quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Tu sustentas o meu direito



Esta é a declaração de Davi diante das ameaças! (Sl 9.4)

Já se sentiu desamparado no meio dos embates, mesmo quando convencido de ter a razão?

Qual o sentimento que surge em seu coração senão o de desamparo, injustiça e esquecimento? De que não há ninguém que o defenda das mentiras, infortúnios, tragédias e acusações.

Estruturas corporativas adoecidas podem demitir bons e leais funcionários por inveja, perseguição pessoal, dificuldade em atingir as metas, deixando-os no abandono e ostracismo. As razões pessoais, competitividade e luta pelo poder podem transformar um ambiente de trabalho em uma arena de guerra. Quando somos atingidos nos sentimos vitimados e buscamos respostas que nem sempre são fáceis de ser encontradas, afinal, quem julgará meu direito e minha causa?

Davi vivia constantemente pressionado na sua função de rei, eram constantes as lutas politicas, questões ligadas ao poder, possibilidade de traições, inclusive de pessoas da família. Entretanto afirma que seus inimigos retrocediam porque Deus sustentava o seu direito e sua causa.

Nas Escrituras, Deus sempre orienta seu povo a transferir seus direitos para ele, não tentar se justificar demais, nem resolver as coisas na base da força bruta e da violência. “Não por força, nem por violência, mas pelo meu Espírito”. Ele ensina seu povo a deixar as ameaças e temores nas suas mãos, e isto, sem dúvida, é um grande exercício de fé. Precisamos crer que Deus vê e julga corretamente minha vida.

Em situações normais queremos ter o controle das coisas, mas muitas vezes o que Deus deseja é que desistamos do controle e deixemos temores e ansiedade nas suas mãos. Queremos controlar, Deus entretanto pede que desistamos de controlar.

Ele quer que descansemos nele. Não é isto que nos orienta sua Palavra? “Descansa no Senhor e espera nele”. Ansiedade, medo e angústia podem ser vencidas pela confiança na provisão e cuidado de Deus. Precisamos entender que ele defenderá a causa e sustentará o direito. “Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar a minha ira, porque assim está escrito: eu retribuirei, diz o Senhor, a mim me pertence a vingança”.

Não é sem razão de que um dos nomes hebraicos do Deus do Antigo Testamento é Jeová Nissi. Sabe qual é sua tradução? “O Senhor é a nossa bandeira!”





Maio 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário