segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Tempo e modo



O sábio Salomão afirma que “para todo propósito há tempo e modo”, e que a pessoa sensata deve procurar discernir estas coisas nas escolhas que faz e atitudes que toma.

Por não sermos capazes de perceber bem o tempo certo e o modo adequado de fazer as coisas é que muitas vezes cometemos graves equívocos. Fazemos as coisas do modo certo na hora errada ou do modo errado, ainda que no tempo certo.

Por exemplo, discutir o relacionamento familiar é algo necessário, fazer ajustes de disciplina de filhos, alinhar a visão financeira de uma casa, tudo isto eventualmente precisa ser feito, mas se fazemos na hora errada, transforma-se em conflito. Muitas vezes o momento não é propicio. conversamos quando estamos cansados ou irritados ou num ambiente não adequado. Aquele assunto precisa ser tratado, mas será que a hora é certa?
Podemos ainda, fazer a coisa na hora certa, mas de modo errado. Fechamos a porta do quarto de casa, vamos tratar do assunto num momento em que as condições estão favoráveis, a hora é certa – este é o momento. No entanto, fazemos com altercação, acusação, ira e cólera, que, ainda que o momento seja adequado, sendo o modo é inadequado, somos incapazes de criar linhas de comunicação e diálogo.

A inadequação com o tempo, gera profundo desgaste e traz muita dor de cabeça. A bíblia diz que “a palavra boa, dita a seu tempo, quão boa é”. Mas precisa ser boa e dita no tempo certo. Um comentário na hora errada pode trazer muito desentendimento. Já viram pessoas contando piadas em meio ao sofrimento? Fazendo cantigas na hora do luto? Zombando, menosprezando ou sendo cínico com outro na hora de uma conversa séria? Isto é fazer na hora certa do modo errado. As duas situações geram desconforto e mal estar.


O segredo da vida tem a ver com o uso correto do tempo certo na hora certa: tempo e modo. Saber se aproveitar de ambos é apropriado às pessoas sensatas. Os tolos falham na inadequação de um ou outro deste ponto, ou em ambos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário