sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Não preciso de Deus!


Ai dos que... dizem: Quem nos vê? Quem nos conhece?” (Is 29.15)

 

É muito comum encontrar pessoas que não sentem necessidade de Deus, e que acham que as realidades espirituais não fazem diferença nem para o bem, nem para o mal. Tais pessoas não são, na sua essência, atéias. Podem ser melhor definidas como agnósticas: podem até crer na existência de Deus, mas não acham que Deus interage com a história nem a afeta a vida dos homens. São estes que dizem: “Quem nos vê? Quem nos conhece?” (Is 29.15); A Bíblia diz: “O perverso, na sua soberba, não investiga; que não há Deus são todas as suas cogitações” (Sl 10.4); e ainda, “como sabe Deus? Acaso, há conhecimento no Altíssimo?” (Sl 73.11). Por razões até mesmo de coerência intelectual, tais pessoas não precisam de Deus.

Mas não são apenas os ateus que acreditam que não precisam de Deus. Existem também aqueles que, professando fé em Deus, vivem como se não precisassem de Deus. São ateus na prática. Constroem sua vida à margem de Deus, perdem a piedade, a capacidade de se submeter a Deus, de se render, de orar e buscá-lo. A falta de oração na nossa vida demonstra que não precisamos de Deus.

A Bíblia fala de uma igreja inteira que viveu desta forma. Esta igreja cristã de fato existiu, e quem faz o diagnóstico dela é o próprio Senhor Jesus: “Estou rica e abastada, e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu” (Ap 3.17). Esta comunidade possuía uma doutrina correta, não tinha escândalos morais como a igreja de Tiatira que tinha uma pseudo profetisa praticando prostituição, mas era morna, indiferente, apática e sem paixão. Jesus recomenda que esta igreja percebesse o seu fracasso espiritual.

Se você acha que não precisa de Deus, sua situação é pior do que você imagina. Você é como doente terminal que acha que não precisa de remédio, o viciado que acha que não precisa de ajuda, o alcoólatra que nega sua condição de dependência. Quem sabe que precisa realmente de Deus, é capaz de se angustiar com sua situação, de se arrepender de sua miséria, de gritar por socorro celestial. Por isto é que afirmamos que a justiça própria é o inimigo número 1 do evangelho. Ela nos faz pensar que não precisamos da justiça de Cristo conquistada na cruz.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário