A Bíblia fala muito de dinheiro. nas Escrituras Sagradas existem aproximadamente 300 versículos sobre anjos, 500 sobre amor, 700 sobre fé e mais de 2.350 versículos falando sobre dinheiro e riquezas, segundo Howard Dayton.
Por que Deus falou muito sobre dinheiro na Bíblia? Ele sabia que administração financeira é algo importante para nossas vidas.
Certa vez conversava com um judeu sobre a visão judaica de dinheiro, e lhe expus o que considero a síntese mais perfeita sobre dinheiro, que foi dada por Charles Stanley. O judeu parou a caravana me fez repetir isto para o grupo de pessoas que caminhava conosco. Ele fala de quatro princípios:
1. Ganhe honestamente – Lucro desonesto, ganho ilícito, suborno, não são abençoados por Deus. Ganhar integridade, com inteligência, com o trabalho honesto é fundamental, para aqueles que são discípulos de Cristo.
Você pode até ganhar muito, sem honestidade, mas este dinheiro não é abençoado. Não faz parte do proposito de Deus para nossa vida. A Bíblia diz “Feliz é o homem que empresta com generosidade e que com honestidade conduz os seus negócios.” (NVI Sl 112.5)
2. Aplique sabiamente – A parábola dos talentos é uma aula de Jesus sobre a importância de ser inteligente na aplicação daquilo que Deus dá. O homem que não investiu o que recebeu é chamado de negligente, os demais fizeram o dinheiro render tiveram as quantias multiplicadas e foram recompensados. Hoje são vários os investimentos e aplicações existentes onde você pode investir seus recursos. Não gaste tudo o que você recebe.
Provérbios diz: “Na casa do sábio há comida e azeite armazenados, mas o tolo devora tudo o que pode” – (Pv 21.20)
3. Doe generosamente – A Bíblia inteira ensina sobre a importância, alegria e beleza de aprender a repartir aquilo que Deus dá.
Doar é uma forma de romper com nossa relação idolátrica de viver servindo ao dinheiro. O dinheiro deve nos servir e não o contrário. Quando doamos estamos demonstrando em quem confiamos: Não nas riquezas e bens acumulados, mas no Deus que promete cuidar de cada uma de nossas necessidades. Doar é um exercício de fé e gratidão, e uma forma de cultuar a Deus e abençoar outras vidas. Aprenda a doar proporcionalmente, regularmente, e com alegria.
4. Desfrute abundantemente – Não apenas ganhe, aplique e doe, mas desfrute.
O risco dos extremos é sempre presente. Existem pessoas que desfrutam muito, gastando seu dinheiro em coisas que dão prazer e alegria. Não há nada de errado com isto. Mas não sabem doar. Alguns sabem economizar muito bem, mas não sabem doar, nem desfrutar. O equilíbrio é fundamental.
Deus dá recursos também para nosso aprazimento. Receber e desfrutar o que Deus nos dá é uma grande benção.
Rev. Samuel Vieira
Nenhum comentário:
Postar um comentário