O livro de Provérbios é um livro que fala muito do uso correto do dinheiro. Suas instruções para lidar com este assunto são detalhadas e pormenorizadas. Se você quer aprender a lidar com dinheiro, leia cuidadosamente este livro. Se você está enfrentando crises financeiras, deveria aprender a partir dele.
A Bíblia não promete riqueza financeira, nem mesmo aos fiéis, entretanto aqueles que seguem os princípios financeiros da Bíblia estão mais propensos à prosperidade, mas você não deve exigir isto de Deus. Ele é dono de todas as coisas e ele sabe do que precisamos e da forma como nosso coração lida com a abundância e a escassez. Confie em Deus!
Eis alguns hábitos
1. Aprenda a viver com contentamento. Quando as coisas não vão bem, é fácil murmuramos, reclamarmos e perdermos a alegria. Aprender a viver com alegria é uma grande benção (Pv 15.17)
2. Não coloque sua segurança nas finanças. Riquezas e bens são instáveis A riqueza não pode dar segurança emocional, física e espiritual. (Pv 11.28; Pv 13.7)
3. Invista corretamente. Muitas vezes não temos pela forma como administramos os bens. “Com a sabedoria se constrói o lar e sobre a prudência ele se firma.” (Pv 24.5)
4. Seja generoso com seus recursos. Generosidade tem a ver com o reino de Deus, e isto abre a porta para alegria e benção: (Pv 11.24; 27; 14.21,31 / 21.1; 22.9; 28.27; 29.7
5. Entenda que dinheiro é questão espiritual – Dinheiro tem o poder de vida, traz benção para o reino de Deus e por meio dele honramos a Deus. (Pv 3.9,10) Coloque sua visão sobre o dinheiro na perspectiva divina.