quarta-feira, 27 de novembro de 2019

O homem sem Deus


-->
Resultado de imagem para imagens homem sem deus

Em geral temos a visão de que o homem sem Deus, é alguém perverso, mau pagador, desonesto, estúpido, péssimo pai ou marido, uma pessoa desonesta, alguém em quem não se pode confiar, e assim por diante. Por isto temos dificuldade de entender como um “bom vizinho” ou colega de trabalho, ainda assim possa estar longe de Deus.

Existe, contudo,  uma grande diferença entre o ímpio, e o perverso.
O ímpio, ou usando uma linguagem bíblica, o gentio, não necessariamente é uma pessoa de má conduta. A estas pessoas a Bíblia chama de perversas. A impiedade, ou ausência de piedade, falta de devoção, falta de temor a Deus, leva facilmente à maldade e perversão, mas nem todas pessoas ímpias, são perversas.

A descrição que a Bíblia faz do homem sem Deus é mais sutil, por isto, mais perigosa. Os espinhos pequenos de peixe são mais perigosos, porque não são facilmente percebidos. O ímpio, se caracteriza pelo seu distanciamento de Deus. Ela não considera Deus em seus caminhos, ele não se ajoelha, ele não ora, ele não sente necessidade de devoção e louvor, ele não tem compromisso com o reino de Deus. Deus não faz parte de sua agenda, nem ocupa o seu pensamento.

Na carta aos Efésios 4.17-19, Paulo assim descreve o homem sem Deus: (a)- Ele vive na vaidade de seus pensamentos; (b)- Seu entendimento e sua cosmovisão possui um confuso entendimento espiritual; (c)- Ele vive alheio à vida de Deus, ele não considera Deus na sua vida; (d)- Ele se torna insensível aos valores morais de Deus; (e)- Sua vida facilmente desemboca em impureza sexual.

A situação do homem sem Deus é espiritualmente perigosa! O livro de Provérbios afirma que “o caminho dos perversos é como a escuridão; nem sabem em que tropeçam. “ (Pv 4.19). O ímpio precisa se aproximar de Deus, para que seu coração possa ser iluminado pela direção e graça que só o Pai celestial pode nos dar. Viver sem Deus é uma condição perigosa!

Rev. Samuel Vieira



quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Tão Grande Salvação


 Resultado de imagem para imagens tao grande salvacao

Em Hebreus 2.3, depois do comentário inicial sobre a obra de Cristo, a Bíblia levanta a seguinte questão: “Como escaparemos se negligenciarmos tão grande salvação?”

A Bíblia se refere à obra de Cristo, como uma grande salvação. Por que podemos afirmar que sua obra é majestosa? Talvez nenhum texto seja tão pedagógico para entendermos a dimensão da salvação que o conhecido Jo 3.16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna”.

Eis alguns fatos importantes sobre a salvação que Cristo nos oferece:
  1. É uma grande salvação, pela sua procedência: “Deus”. A salvação nos foi dada pelo próprio Deus. Não nasceu na cabeça de alguém, nem de alguma instituição. Ele nos amou sendo nós pecadores.
  2. É uma grande salvação, pela sua motivação: “Deus amou”. O que levou Deus a enviar seu filho foi seu afeto e preocupação com nossa condição. Ele nos amou.
  3. É grande pela sua amplitude – “o mundo”. Deus não amou apenas um grupo étnico, ou um reduzido número de pessoas, nem apenas de algumas regiões. Seu alcance é cósmico.
  4. Grande pela sua intensidade – “de tal maneira” – Um amor diferenciado e profundo. Seu amor é intencional e intenso.
  5. É uma grande salvação, pela oferta: “Deu o seu filho”. É grande pelo preço que foi pago: custou muito para Deus. Ele nos deu o seu único Filho.
  6. Grande pela oportunidade – “todo aquele que nele crer”. Não exclui ninguém. Não há ninguém que não possa ser alcançado pelo seu amor, por pior que seja o seu estado espiritual e moral.
  7. Grande pelo seu livramento:  “Não pereça”. O amor de Deus nos livra da condenação eterna. Deus tira todo pecado e desfaz o poder do diabo sobre nossas vidas pelo sangue de seu Filho.  
  8. Grande pela sua benção. “Mas tenha a vida eterna”. Pode existir uma dádiva maior que a vida eterna? Seu amor nos livra do inferno e nos possibilita estar com o Senhor para todo sempre.

Conclusão:
A questão inicial continua nos confrontando: Como escaparemos se negligenciarmos tão grande salvação?
A mensagem é simples, objetiva e direta. “Quem crer e for batizado, será salvo; quem porém não crer, será condenado” (Mc 16.16). O caminho maravilhoso da salvação passa pela obra de Cristo na cruz, que nos livra de tão grande condenação.
Louvado seja o Senhor!

Rev. Samuel Vieira


quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Convide Jesus para seu casamento!

Resultado de imagem para imagens jesus convidado para o casamento

No conhecido texto da transformação da água em vinho, registrado pelo evangelista João, lemos o seguinte: “Jesus também foi convidado, com os seus discípulos, para o casamento” (Jo 2.2). Jesus estava lá porque aquela família queria que Jesus estivesse e por esta causa o convidou.

A verdade é que, só participa da festa do nosso casamento quem desejamos que esteja presente. É certo que, com os custos atuais envolvidos numa festa de núpcias, muitas vezes desejamos que mais pessoas estivessem conosco, mas nem sempre dá para convidar a todos. Isto obriga os noivos a fazerem uma seleção cuidadosa, e muitas vezes dolorida, para limitar o número de convidados. Mas um convidado, o mais especial, Jesus, não pode ser esquecido.

Precisamos considerar quem estamos convidando para o nosso casamento. Quem convidamos para assentar à nossa mesa de jantar, para fazer alguma atividade lúdica dentro de nossa casa, e quem desejamos que participe de nossa história, incluindo ai as tensões, medos e planos.

Infelizmente gastamos horas nos preparando para a festa de núpcias, mas investimos pouco tempo para preparação para o casamento em si. Gastamos pouco tempo discutindo questões que possam se transformar em ponto de tensão na convivência familiar, e, acima de tudo, oramos pouco pelo nosso casamento. Jesus é esquecido! Não o convidamos como alguém indispensável para o casamento. E quando o fazemos, ele é apenas uma peça secundária no esquema familiar.

Convide Jesus, seriamente, para o seu casamento.
Na sua casa, que ele seja o personagem central, o mais esperado dos convidados. Estruture seu lar de forma que ele seja essencial nas suas discussões e planos. Leve Jesus para suas crises. Quando a DR (discussão na relação), for pesada, deixe que Jesus seja o mediador entre vocês. Quando tiverem que tomar uma decisão, ou fazerem planos, que Jesus seja o conselheiro de vocês.

Só ele pode transformar água em vinho. Mudar o ambiente. Transformar o lar sem saber, sem cor, sem textura, em algo palatável e atraente. Quando Jesus é convidado, bebemos o melhor vinho!