sexta-feira, 3 de maio de 2019

A beleza da Santa Ceia



No seu livro, Holiness in Hidden places, Joni Eareckson Tada, fala de forma exuberante, sobre o sacramento da ceia do Senhor. Ela é tetraplégica.

Ontem foi um dia para se lembrar. foi o dia de celebrar a comunhão – pelo menos em minha igreja. Então era, literalmente, o dia de recordar. É curioso que Deus não tenha ordenado nenhum sacramento para comemorar seu nascimento, vida, milagres ou ressurreição. Só sua morte.

Para mim,  A ceia do Senhor é sempre um símbolo visual muito forte. Talvez seja porque nos realmente manuseamos o pão e erguemos o vinho a nossos lábios. Mas quando o prato de pedacinhos de pai é passado, nós temos tanto cuidado de levantar o dedo mindinho e ir direto para o nosso pedaço, sem tocar em nenhum dos outros, Nosso cuidado meticulosos, embora asseado, também parece simbólico; fazemos esforços tão extraordinários para viver nossas vidas totalmente isoladas uns dos outros, mesmo quando somos todos um em Cristo.

Minha amiga sentada a meu lado estendeu a mão ao prato para pegar pão para nós duas. Depois, quando o pastor convidou-nos todos a participar, ela ergueu um pedaço à minha boca e outro pedaço à dela. Não posso ter comunhão sozinha...Sou forçada a depender de outra cristã para por a mão no pão para mim.

Gosto disso. Faz-me sentir ligada, interdependente. Uns com os outros, É um símbolo feliz de como preciso viver a vida bem perto de outros crentes. Não posso viver minha vida sozinha e isolada.

A santa ceia celebra o corpo de Cristo , partido na cruz. A comunhão celebra o Corpo de Cristo, a Igreja. A comunhão é a celebração da unidade.

Ai, como gostaria que nos lembrássemos de coisas importantes assim quando são distribuídos o pão e o vinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário