terça-feira, 5 de junho de 2018

O árduo exercício da espera




Recentemente visitei um empresário e depois de um produtivo e abençoado encontro, sua irmã entrou no escritório e num daqueles momentos entre o café e a água, sem explicar a conexão e o motivo da sua palavra me disse diretamente: “pastor, não tenha pressa. Espere o momento de Deus”.

Fiquei refletindo nisto. Por que, de forma quase mística, ela me fez esta afirmação? Deus estava querendo me dizer algo? Curiosamente estava vivendo naqueles dias um tempo de grande inquietação e senso de urgência, que agitava o meu coração.

Estudando os livros de Neemias e Esdras, observei que quando o rei da Pérsia, autorizou o retorno do povo exilado a Jerusalém, para reconstruir o templo, levantaram-se adversários que enviaram cartas, nos dias de Artaxerxes I para que suspendesse as obras, acusando o povo de estar conspirando contra o império. Diante desta acusação, a obra foi de fato interrompida.

A Bíblia não registra quanto tempo, mas comentaristas afirmam que foram cerca de 18 anos de interrupção. Imagine um projeto de sua curta vida sendo interrompido por 18 anos... Qualquer um de nós, certamente morreria de impaciência e agonia... Entretanto, a obra voltou a seu curso, com novos agentes históricos, um novo momento e um novo rei, e finalmente foi concluída.

Deus tem propósitos, intenções e tempos que não necessariamente são compatíveis com nosso senso de urgência e imediatismo. Ele fará as coisas, no seu tempo.

Muitas vezes oramos, e queremos que as coisas aconteçam imediatamente, contudo Deus possui um relógio que opera em outro diapasão. “Os dons e vocação de Deus são irrevogáveis” (Rm 11.29), mas o tempo de Deus badala de forma diferente. “Um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada”.

A espera, muitas vezes, é aparentemente desproposital. Nestas horas pensamos: “Por que o Senhor demora tanto?”. Porém, no seu tempo, no seu cronograma, Deus executará o seu querer, de acordo com seus planos.

Portanto, espera nEle...

Samuel vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário