quinta-feira, 10 de maio de 2018

Quando o coração se desvia


-->
Quando o coração se desvia

Quando Estevão, o primeiro mártir da história pregou o sermão mais longo do livro de Atos, ele fez uma declaração importante sobre a apostasia do povo de Deus: “Nossos pais não quiseram obedecer a Deus; antes, o repeliram e, no seu coração, voltaram para o Egito” (At 7.39). Ele não diz que o povo voltou para o Egito, e sim que, o coração deles havia voltado. O problema não era o ato praticado, mas a disposição interna.

Na música Tomé da Fé, dos Vencedores por Cristo, vemos a seguinte questão: “O que fazer se o coração não consegue mais crer, o que sabe ser verdade?”. O grande ponto de convergência e divergência encontra-se exatamente no coração.

Quando o coração não vem, nada acontece. Ele serve como uma bússola para a vida. A  Bíblia afirma que “do coração procede todas as fontes da vida”, por isto ele deve ser protegido.

O problema muitas vezes não é o que fazemos, mas em que ponto está o coração. Podemos agir de forma mecânica, automática, religiosa, sem que o coração esteja presente. “Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe”. Podemos ainda não fazer nada, mas o coração já estar longe. O povo de Deus não havia voltado literalmente, mas “no seu coração, voltaram para o Egito”. O que tinha acontecido interiormente era o problema, não seus atos.

Precisamos guardar o coração do auto engano, do distanciamento, da frieza, da indiferença. É fácil sair do diapasão divino, é fácil se afastar, é fácil voltar ao Egito, sem sequer ter chegado na fronteira geográfica da terra que se opõe a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário