sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Por que contribuir na igreja local?

Resultado de imagem para imagem contribuicao na igreja

Creio numa igreja invisível, universal, remida e reunida pelo sangue de Cristo, mas não creio numa igreja local, tangível e histórica”. 

Foi isto que ouvi certa vez de uma pessoa que decidiu não ser membro de nenhuma igreja e viver sua fé de forma independente. Em geral, pessoas assim se tornam céticas e críticas em relação à igreja. Se afastam da comunhão, se isolam e esfriam na fé. Cerca de 3.8% da população brasileira hoje se declara “evangélico não praticante”. 

Seria esta a visão bíblica?

Pessoas assim não participam financeiramente da construção de sua comunidade. Podem até receber benefícios, vir aos cultos de forma descompromissada, se envolver aqui e acolá de forma fraterna com a igreja, trazer seus filhos para o ministério infantil, mas não se sentem responsabilizadas pela comunidade. Afinal, “O bolso é o último a se converter e o primeiro a esfriar”.

Deixe-me dar algumas razões para você participar financeiramente do sustento de sua igreja local.

Primeiro, duas razões teológicas

(a)    Confiança na provisão de Deus. Deus sempre instruiu seu povo a participar com seus recursos no ato de adoração. Não há culto nem no Antigo nem no Novo Testamento sem ofertas. A ordem é “trazei todos os dízimos à casa do Senhor, para que haja mantimento em minha casa” (Ml 3.10); “No primeiro dia da semana, cada um de vós, ponha de parte, em casa, conforme a sua prosperidade” (1 Co 16.1,2). Por confiar no caráter provedor de Deus eu devo contribuir proporcional, regular e consistentemente.  

(b)   Confiança e obediência à Palavra de Deus. Se creio que a Bíblia é a única regra infalível de fé e prática para a vida, minha atitude deve ser de submissão e obediência a ela. Por que ela ordena, eu acolho sua orientação e pratico!  

Segundo, duas razões lógicas e práticas

(a)    Confiança na liderança e na administração dos recursos – Se você não confia na liderança da igreja e como ela administra os dízimos e ofertas, você não deveria participar desta igreja. Não dá para apoiar liderança infiel. Procure uma igreja na qual você encontre homens idôneos e se sinta confortável sabendo que eles cuidam dos recursos de forma criteriosa, santa e cuidadosa;

(b)   Senso de pertencimento – “Eu faço parte desta comunidade”. Parece anacrônico e egoísta receber todos os benefícios de uma comunidade e não contribuir com ela. Outras pessoas sustentam fielmente o trabalho, contribuem, você é abençoado mas não se sente responsabilizado por isto? Nestes casos, um sério questionamento a seu próprio respeito deveria ser feito: “Não tenho sido consumista e egoísta? Por que não quero contribuir para a igreja de Cristo? Sou grato pela obra de Cristo e minha salvação mas não quero contribuir com sua obra na terra, por que isto acontece comigo?”.
Que Deus nos abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário