domingo, 9 de julho de 2017

Discernimento

Resultado de imagem para imagens de discernimento
Nem sempre é fácil fazer escolhas corretas e julgar as informações recebidas de forma sábia quando estamos diante de uma decisão. Por isto a Bíblia afirma que “o prudente vê o mal e se esquiva; mas os simples, passam adiante e sofrem a pena”. Precisamos decidir entre o bom e ruim, certo e errado, destrutivo e construtivo, mas para isto precisamos de discernimento.

Por que é tão difícil e não raramente erramos tanto?

Em primeiro lugar, nossas decisões são carregadas de emoções. Não decidimos apenas pelas informações que recebemos, mas pelas emoções que sentimos. A Bíblia afirma que o coração do homem é enganoso e desesperadamente corrupto, e indaga: “Quem o conhecerá?” (Jr 17.9).

Segundo, não decidimos de forma neutra. Não somos uma “tábua rasa”, como afirmam os filósofos. Ao julgarmos a vida, a fazemos com pressuposições, valores introjetados, experiências acumuladas de gratificação ou frustração que nos levam facilmente a uma direção ou outra.

Terceiro, nem sempre temos todos os dados sobre a mesa. As informações que nos chegam são parciais, fragmentadas, dependendo do ângulo que ouvimos a história ela pode nos parecer atraente ou pavorosa. Sempre há dois lados para cada interpretação.

Em quarto lugar, não somos capazes de prever o que virá. Se soubéssemos antecipadamente quais as consequências que determinadas decisões trariam sobre nossa vida, certamente seriamos mais cautelosos e prudentes. Decisões de hoje afetarão para sempre nossa vida.

Por tudo isto, precisamos discernimento.

Veja como Salomão orou no início do seu reinado: “Dá, pois, ao teu servo, coração compreensivo para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; pois quem poderia julgar a este grande povo?” (1 Rs 3.9).


Talvez seja esta a oração mais urgente e necessária da vida. Ela envolve coração compreensivo, julgamento, prudência – e tudo isto tem a ver com o discernimento que só o nosso Grande Conselheiro, poderá fornecer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário