quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

De novo, Natal



Você tem a impressão de que o Natal deste ano chegou rápido demais? Tenho uma má noticia. Quanto mais velho ficamos, mais temos a sensação de que o Natal está chegando mais depressa. Pergunte a uma criança se o natal demorou. Certamente ela acha que o último natal foi há muito tempo atrás. Uma pessoa idosa não terá a mesma noção de tempo.

Bem, vamos então ao sentido do Natal.

Você sabia que países dominados pelo comunismo procuraram de todas as formas extinguir esta data? Quando Fidel Castro assumiu o governo de Cuba em 1959, além de expulsar os sacerdotes e fechar todos os templos, aboliu do calendário a celebração do Natal. Isto aconteceu também na Rússia e na China. Destruir os símbolos é uma tentativa de apagar a memória.

Por outro lado, símbolos por si só, não são suficientes para produzir aquilo que é a essência. Uma aliança simboliza o compromisso, mas não garante a fidelidade; o batismo é um sinal de obediência, mas não produz conversão. O símbolo pode não representar corretamente o simbolizado. Em países capitalistas, o Natal tornou-se mercantilizado a tal ponto que temos perdido a compreensão do que estamos celebrando.

Natal significa nascimento. Falamos da maravilhosa notícia de que Deus se tornou carne e habitou entre nós, por meio de seu filho, Jesus, homem de Nazaré. Ele não apenas veio visitar a raça humana, mas ofereceu-se a si mesmo como sacrifício para nos redimir da culpa e fracasso diante de um Deus santo. Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Papai Noel tenta desesperadamente roubar a cena deste menino que nasceu numa estrebaria em Belém, hoje território palestino. Se a campanha comercial for eficiente, pode também encobrir o significado do Natal.

Que venha, novamente o Natal – E com ele nossa gratidão a este Deus que amou tanto a humanidade!




Nenhum comentário:

Postar um comentário